Os últimos anos da Associação foram de trabalho intenso, que este balanço do mandato converte em números de eventos, palestras, convênios, ações na sociedade e obras
Leia aqui a edição completa da Painel
Quando os engenheiros Fernando Junqueira (civil) e Maria Mercedes Furegatto Pedreira de Freitas (segurança do trabalho) foram eleitos para o mandato 2023/2025, a cúpula climática COP28, em Dubai (Emirados Árabes), chegou ao consenso para que os países fizessem a transição energética dos combustíveis fósseis. Foi naquele ano também que o planeta Terra registrou, pela primeira vez, a temperatura média global 2º C acima dos níveis da era pré-industrial.
A agenda da AEAARP nesse período fez eco às questões ambientais em pauta no mundo, respondendo aos 17 ODSs-Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, listados pela ONU-Organização das Nações Unidas. “A essência das nossas ações é criar oportunidades para profissionais de engenharia, arquitetura e agronomia, mostrando e abrindo novos espaços de atuação”, afirma o engenheiro Fernando.
“A pauta do meio ambiente tem de ser cumprida por nós de forma objetiva e propositiva, uma vez que cabe às nossas profissões formular e executar ações no sentido de proteger as pessoas, o planeta e garantir a sobrevivência de todos fazendo a economia girar, os negócios acontecerem e as inovações chegarem”, completa.
Floresta
Logo no início deste mandato, em 2023, foi lançado o mais ambicioso projeto de reflorestamento urbano do qual se teve notícia em Ribeirão Preto: o Ribeirão Floresta. Ao longo do ano seguinte, 2024, a AEAARP sediou seminários aos finais de semana, todos gratuitos, que compartilharam experiências e informações técnicas acerca do plantio e manutenção de árvores urbanas.
“O fato de termos em nosso time os profissionais mais experientes nesse tema, nos proporciona a segurança necessária para estimular a população a contribuir para cuidar melhor das áreas públicas, começando por sua própria calçada. Este certamente será um importante legado do nosso mandato”, fala o presidente.
88 horas De atividades práticas e teóricas nos Seminários do Ribeirão Floresta |
Desde 2023, o Ribeirão Floresta, projeto da AEAARP sob a coordenação do engenheiro agrônomo José Walter Figueiredo, realizou ações como seminários, workshops sobre poda, pesquisa de campo no bairro Jardim São Luiz e relatório sobre a saúde arbórea das espécies na Avenida 9 de Julho. No âmbito do projeto, a AEAARP está liderando a ação de arborização do bairro Jardim São Luiz, onde está a sede desde os anos de 1990. A iniciativa, garante José Walter, vai contribuir para o conforto térmico da população, além de outros impactos ambientais. “E esperamos que inspire outros moradores da cidade a plantarem árvores em suas calçadas de forma correta para que tenham vida longa e saudável”, fala. |
Cidadania
A Campanha Civilidade nas Ruas, lançada em novembro de 2019, capitaneia a ação de coleta e destinação de blisters – embalagens vazias de medicamentos – em parceria com a Cooperagir. Desde o início desta ação, foram coletadas cerca de 10 toneladas pela Unicomper, indústria do Paraná que as transforma em insumos para a construção civil. Em contrapartida, a empresa doou 35 cadeiras de rodas – entre cadeiras de banho e convencionais – que foram destinadas a instituições assistenciais.
100 convênios compõe o cardápio ofertado pela AEAARP aos seus associados. |
O intuito desta ação na Campanha, que tem caráter informativo e é permanente, é o de sensibilizar a população para o hábito de separar e destinar corretamente seus próprios resíduos. “É o tipo de coisa que não tem custo e tem impacto gigantesco nas nossas vidas em médio e longo prazos”, observa o presidente da AEAARP.
No último ano, a Campanha conquistou importantes aliados, como o Sincovarp- Sindicato do Comércio Varejista de Ribeirão Preto, CDL-Clube dos Diretores Lojistas, a 12ª Subseção da OAB-Ordem dos Advogados do Brasil, a Abrapec- Associação Brasileira de Assistência As Pessoas Com Câncer e o Lions Club. Além disso, estabelecimentos comerciais autônomos passaram a coletar as embalagens.
9,12 toneladas de blisters É o total coletado pela Unicomper coletou da Campanha Civilidade nas Ruas nos últimos 20 meses |
A engenheira ambiental Marília Vendrúsculo observa que a ação da Campanha Civilidade nas Ruas é o início de um processo ampliado de conscientização sobre a destinação de resíduos. “A iniciativa da AEAARP com os parceiros contribui para chamar a atenção da população para uma questão que vai além do blister e do EPS: ensina que todos somos responsáveis pelos resíduos que geramos”, explica. A primeira ação da Campanha Civilidade nas Ruas foi em parceria com o Grupo Ciclos para conscientizar sobre a coleta e destinação do EPS. |
A AEAARP também mantém a campanha de coleta de eletrônicos entre os meses de junho e agosto – iniciando sempre com a programação da Semana de Meio Ambiente. A sede da Associação se abre como um centro de coleta de eletrônicos e os itens captados são vendidos. O valor obtido é destinado à compra de itens necessários para o atendimento de pessoas em situação de vulnerabilidade social ou de saúde acolhidas em instituições do município. Esta ação é liderada pelo grupo AEAARP Mulher. |
Fórum
2024 foi o ano de retomada dos trabalhos do Fórum Permanente de Debates Ribeirão Preto do Futuro, sob a coordenação do engenheiro civil Carlos Alencastre.
O grupo tem se dedicado a conhecer experiências em gestão de resíduos, realizando reuniões e visitas técnicas, com o intuito de formular uma proposta técnica para a Região Metropolitana de Ribeirão Preto.
Solidariedade
Em 2024 a AEAARP se tornou importante ponto de arrecadação e logística de doações para as vítimas da enchente que aconteceu no Rio Grande do Sul, em maio. A iniciativa da Associação, sob a coordenação da Diretoria Social, convocou associados para doarem no mesmo dia em que a imprensa começou a noticiar a grande cheia do Rio Guaíba e se alastrou pela cidade.
30 anos O aniversário do Coral Som Geométrico foi comemorado em grande estilo. |
O engenheiro Luiz Umberto Menegucci, diretor administrativo da Associação, lembra da onda de solidariedade que tomou conta da cidade. “Estavam todos preocupados e unidos no propósito de oferecer a mínima condição de sobrevivência para os moradores das cidades atingidas”, fala.
Partiram da AEAARP carretas que somaram 100 toneladas de alimentos, itens de higiene, calçados, vestuários e água. “Além das doações, foi bonito ver o comprometimento dos nossos associados. Eles não só doaram como participaram da força-tarefa de receber, separar, embalar e embarcar as doações. Formamos uma grande rede por mais de 10 dias e que atendeu também às doações de outras entidades”, conta o presidente Fernando.
Fundo de Auxílio aos Associados Desde 2024, todos os associados conveniados com a Unimed contribuem com R$ 20 na mensalidade do Plano de Saúde e, em contrapartida, têm garantido o teto de R$ 600 (mensais) na cobrança do fator moderador pelo uso dos serviços médicos. O Fundo cobre o valor excedente, independentemente do montante e do tempo necessário ao tratamento. Esta, na opinião do engenheiro José Umberto Menegucci, diretor administrativo, é uma das grandes vitórias da entidade no último período. |
Palestras
Em 20 meses de mandato – de abril de 2023 até janeiro de 2025 – aconteceram 28 palestras técnicas na associação. Esse levantamento não inclui os seminários do Ribeirão Floresta – 20 encontros que totalizaram 88 horas de encontros práticos e teóricos – tampouco as semanas técnicas – de engenharia, arquitetura, agronomia de meio ambiente, que tiveram cerca de 50 painéis.
28 visitas técnicas Em eventos de engenharia, arquitetura, agronomia e empresas do setor. |
“O resultado bruto desse levantamento soma quase uma centena de oportunidades criadas pela AEAARP para profissionais em todos os níveis – do estagiário ao sênior”, contabiliza Fernando. À oportunidade ele atribui o conhecimento e o relacionamento. “Conhecer pessoas e se conectar aos seus pares é essencial para abrir portas e novos caminhos”, fala.
A Painel mudou nesses 20 meses. De publicação mensal, se converteu a bimestral. “Mantendo sempre a essência de privilegiar o conteúdo técnico, ser um porta-voz da AEAARP e registro histórico da nossa entidade e da nossa cidade”, fala a arquiteta Adriana Bighetti, diretora de comunicação. |
1.200 minutos De bate-papos no PainelCast com conteúdo que interessa a profissionais de engenharia, arquitetura, agronomia e geologia |
Visitas
Quase 30 visitas técnicas aconteceram neste último período, oportunidades que complementam as palestras realizadas na entidade.
Foi em 2024 também que pela primeira vez a AEAARP teve um espaço exclusivo de acolhimento de associados durante a Agrishow.
20 solenidades Representantes da AEAARP participaram de duas dezenas de eventos solenes – posses em entidades parceiras, inaugurações e homenagens. |
Região
A AEAARP é aliada de primeira hora da Região Metropolitana de Ribeirão Preto. Desde a primeira reunião, que aconteceu no dia 27 de março de 2017, as lideranças regionais se encontraram na sede da Associação.
Para o presidente Fernando, sediar as reuniões desde o início das atividades do grupo evidenciam a relevância da entidade, no âmbito de suas atribuições, para além dos limites municipais.
“Estamos preparados para dar mais um passo, sedimentando nossa Associação como o ponto de diálogo regional sobre questões de infraestrutura, saneamento, abastecimento, mobilidade, dentre outras”, fala Fernando.
Depoimentos
"O último bienal da gestão diretoria da mulher foi um marco transformador, onde visitas inspiradoras, palestras enriquecedoras e eventos de grande impacto fortaleceram não apenas o profissional, mas também a essência da mulher moderna, deixando um legado de aprendizado, empoderamento e crescimento coletivo." - Engenheira Fabíola Narciso, diretora do AEAARP Mulher
"Crescimento e evolução são as marcas desse mandato. Crescimento, pois foi possível mostrar para os jovens profissionais os benefícios do associativismo de classe. Evolução, pois foi possível nos comunicar com os mais novos de forma mais clara, ouvindo suas necessidades e demandas, destacando nossa história, de forma a ter o apoio de quem construiu a AEAARP.” - Engenheiro Gustavo Carvalho, diretor do AEAARP Jovem
“Nos últimos dois anos, transformamos a diretoria de esportes da AEAARP em um pilar ativo e inovador. Expandimos oportunidades para os associados, patrocinamos grandes eventos, garantimos aprovações inéditas na Lei de Incentivo ao Esporte e honramos nosso compromisso social com presença e dedicação. Nenhuma instituição se fortalece por acaso — seu crescimento exige visão, trabalho e a união de seus membros. Nossa diretoria não apenas atendeu aos associados, mas redefiniu seu papel na comunidade, provando que tradição e inovação não são opostas, mas complementares. Agora, seguimos adiante, construindo um legado que vai além do presente”. - Engenheiro agrônomo Bruno Prota, diretor de esportes
“Nos anos de 2023 e 2024, a Diretoria Social não apenas fortaleceu o vínculo entre a entidade e seus associados, mas também buscou implementar ações que realmente impactassem suas vidas de forma positiva, com uma visão que vai além da técnica, cuidando da saúde, do bem-estar e do crescimento pessoal de todos. Seguiremos sempre em busca de novas parcerias e soluções que possam agregar mais valor e transformar a experiência de ser parte dessa entidade”. - Engenheiro Rodrigo Araújo, diretor social
"A integração entre inovação, sustentabilidade e a valorização do agronegócio são as marcas desta gestão no setor da agronomia. Por meio de projetos como o Ribeirão Floresta e da Semana Técnica de Agronomia, trabalhamos para fortalecer o conhecimento técnico e a capacitação dos profissionais da área. Com iniciativas que incluem também o tradicional Almoço dos Agrônomos, as visitas ao Agrishow e o recentes encontros do Quinta do Amendoim, que esperamos se consolidar como um importante espaço de debates sobre temas atuais. Temos nos dedicado a oferecer oportunidades únicas de aprendizado e conexão, reafirmando nosso compromisso com o desenvolvimento sustentável e o futuro do Brasil no cenário agropecuário global." - Engenheiro agrônomo Leonardo Barbieri, diretor de Agronomia
“Nos últimos dois anos, além de investir na comunicação e fortalecer o network para os estudantes do setor em Ribeirão Preto, proporcionou também conhecimento técnico pra dentro das salas de aulas. Nós participamos dos eventos promovidos por essas instituições a fim de compartilhar os valores e as oportunidades oferecidas pelo associativismo”. - Engenheiro agrônomo Alexandre Tazinaffo, diretor universitário
“Gestão Dinâmica e Competente, prezando pela ética na busca de excelentes resultados.” - Engenheiro Milton Vieira Leite, diretor de ética
“As ações desenvolvias por esta Gestão proporcionaram um maior envolvimento nas atividades técnicas e sociais, ampliando inclusive os benefícios para nossos associados. Além disso, nossa participação na revisão do Estatuto e Regimento interno da AEAARP promoveu um maior entrosamento com o Conselho. Ainda nesta gestão, formatizamos e implantamos o procedimento para eventos, que agilizou e facilitou o trabalho tanto para a diretoria como para nossa equipe”. - Engenheira Maria Mercedes Furegato Pedreira de Freitas, vice-presidente
“Foco! Num mercado financeiro instável, volátil, mas sofisticado para os padrões do Brasil, preservamos nossos valores de investimento com ganho real relevante. Foco de novo! Falamos com os bancos todos os dias para manter nossas carteiras dentro do trinômio segurança, rentabilidade e quando possível liquidez à mão. Colhemos bons frutos ao longo do biênio 2023 e 2024”. - Engenheiro agrônomo Benedito Gleria, diretor financeiro
“Nesses dois anos vivemos momentos incríveis na AEAARP. Movimentos grandiosos de ações como a do Rio Grande do Sul, a primeira etapa da nossa reforma, que está, ficando maravilhosa, e outras menores mas com a mesma importância, das quais o nosso presidente sempre esteve aberto para ouvir, analisar e, sim, abraçar a causa apoiando nossas ideias! Obrigada Fernando, pois sua força e posicionamento transformaram a AEAARP. Sinto orgulho de fazer parte dessa gestão e da nossa AEAARP. - Arquiteta e urbanista Cristina Heck, diretora de arquitetura e urbanismo