Começou na manhã de hoje a 16ª Semana de Engenharia da AEAARP-Associação de Engenharia, Arquitetura e Agronomia de Ribeirão Preto. Neste ano, o evento recebe o Simpósio Nacional de Tecnologia Industrial do GEP-Grupo de Empresas Parceiras.
A programação, que segue durante o dia de hoje até amanhã às 18h, tem oito painéis sobre geração de energia, mercado e indústria sucroenergética.
O evento é acompanhado por mais de 600 inscritos, entre profissionais e dirigentes do setor, e a feira de negócios tem 62 empresas expositoras.
Abertura
Na solenidade de abertura, realizada na AEAARP na noite desta terça-feira, líderes empresariais expuseram a necessidade de combinar tecnologia, produção de energia, meio ambiente e segurança alimentar.
“Nessa equação, quem tem dado as melhores respostas ao mercado são o setor produtivo e os profissionais do setor tecnológico”, afirma o engenheiro Fernando Junqueira, presidente da Associação.
Veja aqui a programação completa. https://aeaarp.org.br/eventos/simposio-nacional-de-tecnologia-industrial-do-gep-explorando-a-vanguarda-da-inovacao-no-setor-sucroenergetico-industrial/
Energia
Um dos desafios do setor sucroenergético é a produção de combustíveis. “A pauta deixou de ser aumentar a produção de etanol. A forma de atender o mercado não é aumentar essa produção, é diversificar. O futuro do etanol é agora, o futuro do setor não é necessariamente o etanol”, fala Luiz Carlos Oranges, diretor de engenharia da AEAARP e coordenador técnico do evento.
Um dos debates em curso é a produção de nitrogênio a partir de subprodutos da indústria canavieira. “A pauta hoje é projetar o futuro”, conclui Fernando Junqueira.