Robô 20 vezes mais rápido do que um pedreiro

29/nov/2017
Tempo de leitura: 2 min..

Um engenheiro criou um robô que, se tudo der certo, será vinte vezes mais rápido do que um ser humano no serviço de assentar tijolos. Hadrian, o robô que recebe o nome do imperador romano que construiu o Muro de Hadrian (ou Adriano, em português), será capaz de colocar até 1.000 tijolos por hora. As máquinas já fabricam carros e são responsáveis até mesmo por procedimentos delicados na área da medicina. Por que não na engenharia?

Uma casa comum tem em média 15 mil tijolos, de acordo com a reportgem assinada pelo Blog da Engenharia no portal do Instituto da Engenharia, e, segundo o criador do Hadrian, ele já foi a campo, conseguindo construir uma casa em apenas dois dias. A ideia surgiu a partir de um problema que a Austrália (lar do desenvolvedor) vive, que é a falta de mão de obra na construção civil, já que a média de idade por lá está cada vez mais alta e faltam jovens no mercado para trabalhos mais pesados e braçais.

“O Hadrian reduz o tempo total de construção de uma casa padrão em aproximadamente seis semanas”, disse o CEO da Fastbricks Robotics, Mike Pivac.

A Fastbrick Robotics gastou US$ 7 milhões (cerca de R$ 25 milhões) em pesquisa e desenvolvimento. O robô ainda exige um pedreiro real para fins de garantia de qualidade durante o processo – porém ainda sim o custo benefício compensa bastante.

Veja a reportagem completa.

Compartilhe nas redes sociais!!

Tags:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

map-markercross