A Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto empossou na tarde desta terça-feira, dia 05 de abril, os novos membros do Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Cultural do Município de Ribeirão Preto (Conppac/ RP) para o biênio 2023-2024.
Dois associados da AEAARP eleitos foram empossados, Mirela Idino, arquiteta e urbanista, empossada no cargo de arquiteta titular na categoria "Associações nas áreas de Ciências Humanas e Sociais", e na sua suplência Bruno Prota, engenheiro agrônomo.
A solenidade de posse, realizada no Salão Mármore do Centro Cultural Palace, equipamento cultural da Secretaria Municipal da Cultura, reuniu autoridades e representantes do poder público e da sociedade civil.
O Conppac RP, de caráter consultivo e deliberativo, é parte integrante do Sistema Municipal de Patrimônio Cultural de Ribeirão Preto (Lei 2.799/2016) e vinculado à Secretaria Municipal da Cultura. O Conselho é composto de 21 cadeiras, divididas em forma tripartite, com representantes do Poder Público, da Sociedade Civil Indicada e da Sociedade Civil Eletiva.
"Preservar a memória e a história do bem arquitetônico é também manter sua integridade física, econômica e social. Critérios para intervenções devem atender valores patrimoniais e evitar o uso do erário público em manutenção e preservação. A representação da sociedade civil é de suma importância para a definição das formas de atuação em um patrimônio, para além do caráter técnico, retrospectivo, construtivo e histórico do bem tombado. De forma equilibrada as análises devem atender valores e anseios que sustentem a longevidade de um patrimônio", disse Mirela Idino.