NOTICIAS: CIVILIDADE NAS RUAS

Para consultora, competências comportamentais fazem diferença no mercado de trabalho

17/maio/2017
Tempo de leitura: 2 min..

O envelhecimento da população, preocupações ambientais e o crescimento do mercado no agronegócio são fatos que criam um ambiente propício para o redirecionamento de carreiras e para a inovação. Danielle Moro, especialista em Desenvolvimento Organizacional, fala que oportunidades de mercado surgem com a aproximação de competências em diferentes áreas.

“Na Agronomia, por exemplo, a carreira tradicional é eminentemente rural, ou ligada à pesquisa, e tem se reinventado com a junção de outras oportunidades, tanto aquelas ligadas ao meio ambiente quanto as altamente tecnológicas”, explica.

Danielle alerta que o conhecimento obtido na graduação e as experiências na universidade não são suficientes para definir o rumo da carreira na área agronômica. “A velocidade da mudança é maior, as gerações mudam com muito mais velocidade e nem sempre é possível absorver as mudanças de forma didática; os temas prioritários se sobrepõem à grade obrigatória”, avalia.

Em face das mudanças do mercado, diz Danielle, competências comportamentais são essenciais na transformação das carreiras tradicionais – a agronomia, a engenharia e a arquitetura são algumas delas – e traduzem as ansiedades da nova geração. Além de dominar ao menos um idioma além do português, Danielle listou as características exigidas nos profissionais da nova geração:

1 – Empatia, tolerância e capacidade de conviver e se envolver com diferentes culturas e hábitos. Competências emocionais e sociais: empatia, tolerância, competências transculturais entre outras

2 – Capacidade de inovar, de buscar soluções criativas e manter o pensamento crítico.

3 – Autonomia, empoderamento, resistência à frustação e facilidade de adaptação.

Na palestra que ela vai ministrar na 11ª Semana de Agronomia e Meio Ambiente, Danielle vai mostrar como o estudante e o recém-formado podem planejar suas carreiras para conciliar o conhecimento acadêmico com as exigências do mercado e às necessidades de inovação. O evento é promovido pela Associação de Engenharia, Arquitetura e Agronomia de Ribeirão Preto (AEAARP) e acontecerá de 22 a 24 de maio, com palestras sempre às 19h30. As inscrições podem ser feitas no site www.aeaarp.org.br. Os participantes devem levar dois quilos de alimentos não perecíveis.

Compartilhe nas redes sociais!!

Tags:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

map-markercross