NOTICIAS: CIVILIDADE NAS RUAS

Esponjas sintéticas: saiba onde descartar

04/fev/2021
Tempo de leitura: 1 min.

As esponjas sintéticas são produzidas a partir de plástico poliuretano, derivado do petróleo. Ou seja, não são sustentáveis e causam danos ao meio ambiente por serem usadas e descartadas regularmente. A alternativa é usar esponjas vegetais, que são eficientes, biodegradáveis e compostáveis.

A esponja vegetal é uma fruta que nasce em uma planta trepadeira, cultivada especialmente pelas fibras do fruto seco, por ter uma textura fibrosa. O consumo pode estimular a produção e a economia local. Além disso, elas também podem ser recicladas em casa com a técnica da compostagem seca. Neste caso, a compostagem úmida não é adequada pelo fato de resíduos de sabão levarem toxinas às minhocas.

Desde 2014 o Brasil possui tecnologia para viabilizar a reciclagem desse material. A empresa Scotch-Brite, que fabrica essas esponjas, em parceria com a TerraCycle oferece o serviço de envio gratuito e faz a destinação correta do material. O usuário deve armazenar no mínimo 2 kg de esponjas higienizadas, embalar e enviar pelo correio – sem custo de postagem

Veja no site do projeto como enviar a esponja para reciclagem: www.scotch-brite.com.br

Em Ribeirão Preto, o Projeto CataSonho recebe esponjas sintéticas: Av Antônio Gomes da Silva Júnior, 630

Compartilhe nas redes sociais!!

Tags:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

map-markercross