NOTICIAS: CIVILIDADE NAS RUAS

Drones e aplicativos para smartphones são utilizados para melhorar o desempenho da agricultura

15/maio/2017
Tempo de leitura: 2 min..

Para acelerar a resolução de problemas, otimizar tempo e investimento, a Agronomia tem se valido cada vez mais de aplicativos e instrumentos de alta tecnologia para monitorar, coletar dados, produzir análises e encaminhar soluções. O engenheiro agrônomo Denis Pretto explica que a coleta de dados e as análises feitas no campo podem definir, por exemplo, se é necessário ou não aplicar mais defensivos na lavoura.

Ele vai falar sobre o tema na 11ª Semana de Agronomia e Meio Ambiente da Associação de Engenharia, Arquitetura e Agronomia de Ribeirão Preto (AEAARP), que acontecerá de 22 a 24 de maio, na sede da entidade.

Pretto fala que a coleta de dados, por drones e Veículos Aéreos Não Tripulados (Vant’s), e a gestão da informação, por meio de softwares próprios que combinam o conhecimento do profissional da agronomia e a agilidade da tecnologia, permite que uma pessoa, utilizando os equipamentos adequados, forneça informações com agilidade suficiente para evitar perdas na lavoura – como, por exemplo, o controle de pragas.

Ele começou a carreira na agronomia em empresas de defensivos agrícolas, nas áreas de pesquisa, comercial e de marketing. “Vi a oportunidade de mudar o rumo da carreira e investi no negócio”, conta Pretto, que desde 2009 trabalha com coleta de dados e em 2011 passou a prestar serviços com equipamentos e softwares próprios. “São ferramentas de automação que melhoram o desempenho das análises que os agrônomos têm de fazer no campo”, explica.

Sua palestra acontecerá no segundo dia do evento – 23 de maio – às 19h30. Os participantes da 11ª Semana de Agronomia e Meio Ambiente da AEAARP devem doar dois quilos de alimentos não perecíveis no ato do cadastramento.

Compartilhe nas redes sociais!!

Tags:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

map-markercross