Um dos designers mais importantes do Brasil faleceu aos 61 anos, em São Paulo. Fernando Campana, que fez história ao lado do irmão mais velho, Humberto, teve a morte confirmada pelo perfil da dupla de criadores no Instagram.
"É com profunda tristeza que comunicamos o falecimento de Fernando Campana hoje, dia 16 de novembro, em São Paulo. Agradecemos a solidariedade de todos e pedimos que respeitem a privacidade da família neste momento", diz o comunicado.
A causa da morte não foi informada.
Sobre Fernando Campana
Nascido em Brotas, no interior de São Paulo, Fernando era formado em Arquitetura pelo Unicentro Belas Artes de São Paulo, enquanto Humberto se formou em Direito. Ganharam notoriedade após terem uma matéria publicada na revista italiana “Domus”, em 1993, que destacava a primeira linha de móveis da dupla.
Em 1998, foram convidados para expor no MoMA, em Nova York, e assinaram uma parceria profissional com a grife de mobiliário de luxo italiana Edra. Essa foi a primeira de uma série de parcerias com marcas fortes, como Lacoste, Louis Vuitton e Melissa.
Ao longo dos anos, a dupla ficou conhecida internacionalmente por seus trabalhos que unem arte e design e abordam temas do dia a dia, muitas vezes dando nova identidade a matérias primas comuns, algumas de reuso, como plástico, cordas e até bichos de pelúcia.
Desde 2009, mantém o Instituto Campana, criado para atuar em diversas frentes - cultural, social, educacional e ambiental - promovendo atividades norteadas pelo design, a partir do estilo da dupla.
Em 2019, os irmãos completaram 35 anos de trajetória. Entre as celebrações foi realizada uma exposição no Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro (MaM), a maior já dedicada à dupla.
Ao longo de sua trajetória em comum, conquistaram diversos prêmios e honrarias, como o Prêmio Aquisição, da Fundação Armando Alvares Penteado; Primeiro Prêmio da Associação Brasileira de Indústria de Móveis; George Nelson Design Award, da Interiors Magazine; Prêmio Especial do Museu da Casa Brasileira; Nombre d Or, do Salon du Meuble de Paris e o Primeiro Prêmio da Feira Internacional de Móveis de Valência.
Fotos: Divulgação. Também estamos no Instagram (@sitealoalobahia), Twitter (@aloalo_bahia) e Google Notícias.