Duas ferramentas de que municípios e empresas dispõem para colaborar no enfrentamento das mudanças climáticas no planeta serão temas dos painéis programados para esta terça-feira (31), dentro da 13ª Semana do Meio Ambiente da Associação de Engenharia, Arquitetura e Agronomia de Ribeirão Preto (AEAARP).
Das 19h às 20h, a Engenheira Sanitária e Ambiental Mayra Mucha, o Engenheiro Ambiental Wesley Saltarelli, e o Arquiteto urbanista e atual chefe da Divisão de Licenciamento Ambiental da Secretaria do Meio Ambiente de Ribeirão Preto, Victor Carato, debatem “Regularização ambiental - um bate-papo sobre documentação e mudanças de cidades”. E na sequência, das 20h às 21h30, o Engenheiro Químico José Guilherme Paschoal de Souza e a Engenheira Ambiental Gabriela Albino Marafão falam sobre “Inventário de gases do efeito estufa”.
Para Mayra Murcha, o tema do primeiro painel é de fundamental importância para as cidades: “Se em algum momento a regularização ambiental foi vista como cumprimento de protocolo, hoje o cenário mudou”, esclarece a palestrante Mayra Mucha. “A ideia da palestra é apresentar ferramentas para a regularização dos passivos ambientais mais comuns, além de informar sobre oportunidades que podem surgir com a regularização", explica a especialista. “Estar de acordo com a legislação ambiental é importante e traz benefícios não somente ao meio ambiente, mas reflete uma imagem positiva, bem como traz segurança jurídica”, acrescenta a Engenheira, que na ocasião falará juntamente com os convidados sobre as mais recentes ferramentas de busca da melhor qualidade de moradia social e do meio ambiente ecologicamente equilibrado.
O segundo painel aborda o inventário de Gases do Efeito Estufa (GEE), que consiste no mapeamento das fontes de emissão desses gases por uma atividade, setor, processo, organização, cidade, estado ou até mesmo um país. A ferramenta é fruto de uma iniciativa de esforço global dos países comprometidos com o enfrentamento da crise climática. A Engenheira Ambiental Gabriela Marafão explica que sua elaboração é uma das formas de mitigar o aquecimento global: “O monitoramento das emissões é importante para o acompanhamento de metas de redução de emissões e de avaliação da performance dos investimentos em equipamentos, tecnologias e processos de baixa emissão”, pontua.
Gestão de resíduos
A agenda da 13ª Semana do Meio Ambiente da AEAARP termina nesta quarta (1º/6), com o painel “Gestão de resíduos”, apresentado a partir das 19h pelos seguintes especialistas: engenheira ambiental Marafão, engenheira ambiental e de Segurança do Trabalho Marília Cervelle Rubio Vendrúsculo, engenheiro agrônomo Matheus Marchezi Mora, engenheira ambiental atuante em construção civil Mirela Máximo e engenheiro civil Gilberto Guido Paterlini.
A inscrição para o evento é gratuita no site www.aeaarp.org.br e o evento ocorre na sede da Associação (entrada pela Rua Clemente Ferreira, na altura do número 311).