De 10 a 12 de novembro, sempre a partir das 18h30, a Associação de Engenharia, Arquitetura e Agronomia de Ribeirão Preto (AEAARP) realiza o Seminário “Engenharia, Agronomia e Geociências: desafios e oportunidades em tempos de Inteligência Artificial”. O encontro propõe promover um mergulho no impacto da IA sobre as profissões técnicas e o papel dos profissionais diante das transformações tecnológicas que redesenham o mundo do trabalho.
O evento tem patrocínio master do Sistema Confea/Crea, além dos patrocínios da Neomix e J. Romero Engenharia, e apoio da Regional Ribeirão Preto do SindusCon-SP.
O seminário reunirá pesquisadores, empresários e especialistas que apresentarão experiências práticas e reflexões sobre o uso da Inteligência Artificial na Engenharia, no agronegócio, na indústria e na gestão ambiental. A entrada é solidária – 2 kg de alimentos não perecíveis.
Programação
No dia 10 de novembro, André Coimbra, engenheiro civil, CEO da Eleva Hub e board member, com especializações pela University of California, Berkeley e University of Michigan, falará sobre as transformações que a IA tem provocado nas engenharias, com destaque para o uso estratégico da tecnologia para impulsionar resultados e promover inovação.
No mesmo dia, os professores Marcus Rogério de Oliveira e Luciana Aparecida Ferrarezi, da Fatec de Taquaritinga (SP), apresentarão palestras sobre projetos aplicados de IA e os ambientes de fomento à inovação tecnológica.
O segundo dia (11/11) será dedicado às aplicações da IA no agronegócio. Marcelo Pierossi, consultor em agricultura digital, abre a noite com o tema “Agentes de conhecimento com IA em aplicações agrícolas”. Karla Borba, pesquisadora da SpectrAI, também vai ministrar palestra sobre esse dia sobre o tema “IA no controle de qualidade de alimentos”. A última palestra deste dia será com Guilherme Sanches, especialista em Agricultura Digital e Inteligência Artificial, com o tema “IA no #Agro: desafios, tendências e aplicações”.
No dia 12 de novembro, último do evento, o engenheiro agrônomo Ernani Lazarini apresentará a palestra “IA na Análise de Dados Geoespaciais: Otimizando o Planejamento Agrícola”, na qual vai abordar como o uso de dados e aprendizado de máquina vêm revolucionando o planejamento e a produtividade no campo.
“A IA tem redefinido os limites da ciência e da prática profissional também no nosso setor”, afirma Fernando Junqueira, presidente da AEAARP.
Serviço
Seminário “Engenharia, Agronomia e Geociências: Desafios e Oportunidades em tempos de Inteligência Artificial”
Data: 10, 11 e 12 de novembro
Horário: a partir das 18h30
Local: AEAARP – Rua Clemente Ferreira, 330
Entrada: 2 kg de alimentos não perecíveis
Inscrições: aeaarp.org.br
