NOTICIAS: CIVILIDADE NAS RUAS

Universidade dos EUA pesquisa como controlar drone com o cérebro

20/out/2014

Na Universidade do Texas em San Antonio, nos EUA, uma equipe do Departamento de Engenharia Elétrica e da Computação está realizando estudos para conseguir com que seres humanos sejam capazes de controlar drones utilizando apenas ondas cerebrais.


A equipe é chefiada pelo professor Daniel Pack, um dos maiores pesquisadores na área de aeronaves não tripuladas nos EUA, e conta com a presença de outros docentes e alunos de graduação e pós-graduação da instituição.

 

Prasanna Kolar, um dos professores responsáveis pelo projeto, fez experimentos com a ajuda de Mauricio Merino, um estudante de mestrado na área de engenharia elétrica, para demonstrar como seria possível controlar drones por meio do cérebro, a partir de ondas captadas por uma espécie de “toca” de eletroencefalograma.


De acordo com a universidade, o departamento recebeu um contrato de investimento de US$ 300 mil do escritório da Secretaria de Defesa dos EUA, para estudar como seres humanos podem, de maneira efetiva, interagir com veículos aéreos autônomos.


O objetivo do projeto, segundo a instituição, é utilizar sinais cerebrais de soldados para navegar pequenas aeronaves não tripuladas em operações militares de inteligência, vigilância e missões de reconhecimento.


Com a evolução da tecnologia, o departamento espera eliminar a necessidade de estações terrestres de controle nas operações, ao extrair os sinais de controle do veículo diretamente do cérebro dos militares, que operam um ou mais aeronaves.

Fonte: Primeira Hora 

Compartilhe nas redes sociais!!

Tags:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

map-markercross