Campanha Civilidade nas ruas
banner seja associado
ART

release » Produção de grãos terá queda de até 20% em razão do aquecimento global

Data de publicação: 19/03/2014

Na 8ª Semana de Agronomia e Meio Ambiente da AEAARP, palestra vai mostrar os efeitos do aumento da temperatura na agricultura brasileira

O engenheiro agrônomo Hilton Silveira Pinto, docente da UNICAMP, afirma que nos próximos 20 anos a produção brasileira de grãos sofrerá queda de até 20%, nas áreas com potencial de produção, em razão do aumento da temperatura. Silveira Pinto vai ministrar palestra sobre os efeitos do aquecimento global na produção agrícola brasileira nesta quinta-feira na Associação de Engenharia, Arquitetura e Agronomia de Ribeirão Preto (AEAARP), que promove a 8ª Semana de Agronomia e Meio Ambiente.

Outro efeito do aquecimento global é a migração de culturas, como já aconteceu com o café. Para o professor Silveira Pinto, a mudança das lavouras da região de Ribeirão Preto para o sul de Minas Gerais é consequência do aquecimento da temperatura na região. Ele explica que ao ser exposta a mais de 33°C, a planta deixa de produzir, o que a tornou inviável nesta região. Já a cana-de-açúcar é beneficiada pelo aquecimento.

Na palestra, ele vai expor um gráfico que mostra a perspectiva de aumento da temperatura em várias partes do país nos próximos 20 anos. Vai mostrar também os estudos em andamento para adaptar a agricultura à nova realidade ambiental, como a produção de material genético que torne a planta resistente ao ambiente.

O evento
A primeira palestra desta quinta-feira, às 19h30, será com os engenheiros agrônomos José Fernando Benesi e Elaine Gonçalves, que falarão sobre a produção de borracha no estado de São Paulo. A palestra de Silveira Pinto começará às 20h30. A AEAARP fica na Rua João Penteado, 2237. As inscrições podem ser feitas pelo site www.aeaarp.org.br.

receba as novidades
agenda aeaarp
LIVE SOLIDÁRIA

12/12/2020 às 19:00

saiba mais sobre LIVE SOLIDÁRIA
Veja a agenda completa
revista painel

308 - Novembro de 2020

308 - Novembro de 2020

Veja outras edições da revista Painel



CONFEA
CREA-SP
CAU/SP
AEAARP
Rua João Penteado, 2237
Ribeirão Preto - SP
Tel.: 16 2102-1700
Whatsapp: 16 99758-0101
AEAARP

MAPA DE LOCALIZAÇÃO

MAPA DE LOCALIZAÇÃO

2020 - Todos os direitos reservdos. Associação de Engenharia, Arquitetura e Agronomia de Ribeirão Preto
site by: an.design criação digital