Campanha Civilidade nas ruas
banner seja associado
ART

release » Fibras de celulose mais fortes que aço

Data de publicação: 11/06/2014

A celulose é o biopolímero que ajuda a dar sustentação aos vegetais. A produção das fibras de celulose ultrafortes foi feita por uma equipe da Suíça e da Alemanha. "Nossos filamentos são mais fortes do que alumínio e aço por peso, garante o professor Fredrik Lundell, do Instituto Real de Tecnologia da Suécia. Para produzir a supercelulose, a equipe usou fibrilas de celulose comum, extraída de vegetais verdes, com dimensões na faixa dos nanômetros - nanocelulose - e as prensou juntamente com água através de um pequeno canal.

Dois jatos de água adicionais, disparados na perpendicular do fluxo da celulose - da esquerda e da direita - ajudaram a controlar o fluxo das fibrilas, fazendo com que todas se alinhassem mais ou menos paralelamente ao fluxo. "Além disso, adicionamos sal nos jatos exteriores. O sal faz com que as fibras prendam-se umas às outras, fixando assim a estrutura do futuro filamento," explicou Stephan Roth, membro da equipe.

No final, basta deixar os filamentos secarem para ter uma fibra de celulose mais forte que o aço, com a vantagem de ser biocompatível e biodegradável. O grupo afirma que, apesar de até agora ter produzido apenas amostras de até 10 centímetros de comprimento, o processo poderá ser facilmente escalonado para fabricar fibras maiores. E eles pretendem ir adiante: "O verdadeiro desafio é fazer materiais de base biológica com extrema rigidez, que possam ser utilizados em lâminas de turbinas de vento, por exemplo. Com novas melhorias, em especial um melhor alinhamento das fibrilas, isso vai ser possível," disse Lundell.

Outro plano inclui testar o mesmo processo para reciclagem, usando celulose extraída de materiais descartados, como papel.

Fonte: Inovação Tecnológica 

 

receba as novidades
agenda aeaarp
LIVE SOLIDÁRIA

12/12/2020 às 19:00

saiba mais sobre LIVE SOLIDÁRIA
Veja a agenda completa
revista painel

308 - Novembro de 2020

308 - Novembro de 2020

Veja outras edições da revista Painel



CONFEA
CREA-SP
CAU/SP
AEAARP
Rua João Penteado, 2237
Ribeirão Preto - SP
Tel.: 16 2102-1700
Whatsapp: 16 99758-0101
AEAARP

MAPA DE LOCALIZAÇÃO

MAPA DE LOCALIZAÇÃO

2020 - Todos os direitos reservdos. Associação de Engenharia, Arquitetura e Agronomia de Ribeirão Preto
site by: an.design criação digital