NOTICIAS: CIVILIDADE NAS RUAS

Cripta Botta / Gianluca Gelmini

19/maio/2014

O projeto de renovação da cripta é parte de um projeto maior para a igreja de Sacro Cuore e S. Egidio Abate in Sotto il Monte (na cidade de Bergamo). O projeto incluiu a reforma da nave da ingreja (piso e presbitério) e as partes externas, como paredes, cobertura e o novo campanário. A igreja foi erguida em 1930 mas o projeto original nunca foi completado.

Projeto original esse que incluía a construção da sacristia da igreja, no lado oeste do altar. O projeto nunca foi completado, mas a necessidade de conectar o interior da igreja com a cripta no subsolo levou à criação de uma conexão que apareceu inconsistente com o sistema arquitetônico, com a limitações espacial e funcionalmente.

O projeto da nova conexão foi criada com o duplo objetivo de restabelecer o equilíbrio e continuidade à fachada oeste da igreja e dar a devida importância para a escada que liga a cripta e a nave, utilizando a luz natural como elemento principal do espaço.

O uso de formas curvilíneas nos permitiu contornar o tamanho restrito, sem a percepção das esquinas. A grande janela traz bastante luz para o espaço e, graças a paredes brancas, espalha-se alargando a percepção até o andar da cripta.

A reforma da cripta compreendia em primeiro lugar a reorganização das paredes de seu perímetro, resolvendo problemas de umidade. Neste espaço foi dado bastante importância para a questão da luz, em particular, na relação entre a luz natural e artificial.

A luz artificial foi projetada especialmente para criar uma instalação de luz que consiste de dois anéis de seis metros de diâmetro. Esta instalação quer compreender e medir o espaço curvilíneo da cripta. A iluminação direta e indireta é dinâmica, tornando-se um meio de comunicação e expressão através da capacidade de introduzir diferentes cenários de iluminação, em função das atividades realizadas no espaço.

Fonte: ArchDaily 

 

Compartilhe nas redes sociais!!

Tags:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

map-markercross