banner seja associado
ART

release » Controle biológico cresce de 15% a 20% ao ano no Brasil

Data de publicação: 2018-05-15

O controle biológico na agricultura é a técnica que utiliza meios naturais para controlar pragas e ervas daninhas no campo. A técnica faz parte da quarta revolução agrícola e é sobre isso que o engenheiro agrônomo Alexandre de Sene de Pinto vai falar na 12ª Semana de Agronomia, promovida pela Associação de Engenharia, Arquitetura e Agronomia de Ribeirão Preto (AEAARP), no dia 15 de maio (terça-feira), às 19h30.

Na palestra “Controle biológico na agricultura - uso de macro-organismos e micro-organismos”, Alexandre vai apresentar os agentes de controle biológico e o uso de micro (fungos, bactérias, vírus etc.) e macro-organismos (insetos, por exemplo) na agricultura. Segundo ele, os micro-organismos vêm sendo mais usados no controle biológico. “Esses bioprodutos se assemelham aos químicos em relação ao modo de aplicação e isso favorece sua aceitação pelos agricultores”.

O controle biológico tem aumentado entre 15% e 20% ao ano, no Brasil. “O número de produtos biológicos registrados no país já é maior do que a metade dos químicos e deve igualar a esses em poucos anos”, conta. A cana-de-açúcar tem tradição no uso de controle biológico e é a cultura que mais utiliza essa técnica. “Só para o controle da broca-da-cana são mais de cinco milhões de hectares e para o controle da cigarrinha-das-raízes são mais de dois milhões de hectares”. A soja e o feijão têm mais de cinco milhões de hectares usando controle biológico. “Junto ao milho, essas culturas têm opções para manejo quase que exclusivamente biológicas de pragas e doenças”, enfatiza.

As inscrições para a 12ª Semana de Agronomia da AEAARP são feitas no portal www.aeaarp.org.br e os participantes devem levar dois quilos de alimentos não perecíveis. O evento acontece na sede da AEAARP (entrada pela Rua Almirante Gago Coutinho 333).

Sobre Alexandre de Sene Pinto

Engenheiro agrônomo e mestre em Entomologia Agrícola pela Universidade Estadual Paulista (UNESP), em Jaboticabal (SP), e doutor em Entomologia, pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ/USP). É ex-sócio e diretor de P&D da Bug agentes biológicos S/A e sócio da Editora Occasio. Atua como professor de Agronomia do Centro Universitário Moura Lacerda e professor convidado da Fundação Getúlio Vargas (FGV) e ESALQ/USP. É consultor em controle biológico de pragas em 17 usinas, grupos de produtores de soja da América Latina e da Koppert. Autor de 20 livros e 40 capítulos, no Brasil e exterior, editor de duas revistas técnicas, com mais de 400 trabalhos científicos desenvolvidos. Tem vários prêmios nacionais e internacionais de inovação tecnológica junto a Bug.

Agenda

12ª Semana de Agronomia

Data: 14 a 16 de maio

Local: AEAARP - Rua João Penteado 2.237

Entrada: 2 quilos de alimentos não perecíveis

Programação completa e inscrições: www.aeaarp.org.br

receba as novidades
agenda aeaarp
SARAU LITERÁRIO- Infantil

data: 22/11/2018 às 19:00

saiba mais sobre SARAU LITERÁRIO- Infantil

data: 31/12/1969 às 21:00

saiba mais sobre

data: 31/12/1969 às 21:00

saiba mais sobre
Veja a agenda completa
revista painel

282- Setembro 2018

282- Setembro 2018

Veja outras edições da revista Painel

CONFEA
CREA-SP
CAU/SP
AEAARP
Rua João Penteado, 2237
Ribeirão Preto - SP
Tel.: 16 2102-1700
Whatsapp: 16 99758-0101
AEAARP

MAPA DE LOCALIZAÇÃO

MAPA DE LOCALIZAÇÃO

2017 - Todos os direitos reservdos. Associação de Engenharia, Arquitetura e Agronomia de Ribeirão Preto
site by: an.design criação digital