AEAARP debate quedas no manancial do Aquífero Guarani

24/maio/2022

“Gestão da água subterrânea” será o tema do primeiro painel de discussões da Semana do Meio Ambiente 2022, que a Associação de Engenharia, Arquitetura e Agronomia de Ribeirão Preto (AEAARP) realiza de 30 de maio a 1º de junho, em sua sede. Ao todo, 12 convidados participam de quatro painéis sobre temas ambientais de interesse local e global, nos três dias de evento.

O primeiro painel ocorre logo após a abertura oficial do evento, marcada para as 18h30 da segunda (30). A partir das 19h, o geólogo Marciano Teixeira Correia, o engenheiro civil e especialista em Saneamento e Gestão Ambiental e atual secretário da Infraestrutura de Ribeirão Preto, Carlos Eduardo Nascimento Alencastre, e o engenheiro Lucas Antonio Ribas Casagrande iniciam as discussões sobre “Gestão da água subterrânea”.

Alencastre falará sobre áreas de restrição para perfuração de novos poços de captação de água no aquífero Guarani e a importância da busca de outras fontes de abastecimento público de água.

O tema é de suma importância local, já que estudos geológicos frequentes têm apontado quedas no manancial do Aquífero Guarani, reservatório natural subterrâneo responsável por 100% do abastecimento de água de Ribeirão Preto, atualmente.

“Entendo que a gestão deva buscar o uso sustentável das águas subterrâneas, visando a preservar a disponibilidade hídrica e a qualidade da água do Aquífero Guarani, fonte de abastecimento de Ribeirão Preto e vários outros municípios da região”, comenta o engenheiro Lucas Casagrande, que participa do painel sobre o assunto.

O geólogo Marciano Correia, que também comporá a mesa de discussões, lembra que as recentes crises hídricas fizeram com que as cidades priorizassem os abastecimentos tanto públicos como privados, através de captação de águas subterrâneas. “Porém, esse é um recurso que tem uma reposição lenta, e dessa forma, o uso racional se torna prioritário para que as próximas gerações possam continuar a usufruir dessa água”, pontua.

Outros temas

Dois painéis serão apresentados no segundo dia de evento (terça, 31): das 19h às 20h, o engenheiro ambiental Wesley Saltarelli, a engenheira sanitária e ambiental Mayra Murcha e o arquiteto, urbanista e atual chefe da Divisão de Licenciamento Ambiental na Secretaria do Meio Ambiente de Ribeirão Preto, Victor Carato, debatem “Regularização ambiental - um bate-papo sobre documentação e mudanças de cidades”; e das 20h às 21h30, o engenheiro químico José Guilherme Paschoal de Souza e a engenheira ambiental Gabriela Albino Marafão falam sobre “Inventário de gases do efeito estufa”.

Gabriela também participa, no último dia de evento, do painel “Gestão de resíduos”, ao lado da engenheira ambiental e de Segurança do Trabalho Marília Cervelle Rubio Vendrúsculo, do engenheiro agrônomo Matheus Marchezi Mora, da engenheira ambiental atuante em construção civil Mirela Máximo e do engenheiro civil Gilberto Guido Paterlini.

A inscrição é gratuita no site www.aeaarp.org.br e o evento ocorre na sede da Associação (entrada pela Rua Clemente Ferreira, na altura do número 311).

Compartilhe nas redes sociais!!

Tags:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

map-markercross