Campanha Civilidade nas ruas
banner seja associado
ART

“ERRE” NA AGRICULTURA PARA SER MAIS ASSERTIVO

Area de interesse: agronomia
Data:
“ERRE” NA AGRICULTURA PARA SER MAIS ASSERTIVO

Regenerativa tornou-se o nome da agricultura de ponta tecnológica para o mundo atual, principalmente nas regiões tropicais e subtropicais do nosso país. Agricultura Regenerativa serve para quem tem a arte de saber que o momento atual é para Recuperamos o meio em que vivemos, palco onde praticamos agricultura.

Resgatar a agricultura dos nossos antepassados, com o nível fantástico de informações que temos hoje, pode ser uma tomada de decisão crucial, como quando resolvemos fertilizar o solo sem a presença de adubos solúveis. As soluções de controle de pragas para construirmos uma agricultura através do tempo, com o uso de ferti e fitoprotetores, dando meios a equilíbrios de solos, ou usando os modernos métodos precisos de controle biológico, são ferramentas presentes nas metodologias atuais para equilibrar cultivos quando estamos na etapa da transição agroecológica.

Recuperar nutrientes através de raízes profundas e poderosas dos adubos verdes, como crotalárias, aveias, mucunas, feijões, girassóis, etc. pode Reciclar nutrientes de camadas tão profundas que cultivos tradicionais jamais poderiam acessar.

Remineralizar o solo, com técnicas supereficientes para dar vida à terra, pode ser a grande chave para Rejuvenescer nossos solos desgastados, chegando à Rochagem como um quase infinito insumo de produção que o agricultor jamais poderá deixar de usar nos modelos atuais de fazer agricultura.

Redefinir nosso modo de pensar agricultura, fazendo  Ressurgir a vida no solo, pois quem Rege a fertilidade é a biodiversidade de Riqueza de microrganismos nos solos tropicais, que transformam os materiais orgânicos na ultra necessária matéria orgânica. Nessa linha, Resíduos agroindustriais, Restos vegetais e sólidos urbanos devem ser fundamentais para Revivificar os solos cultivados.

Restaurar a vegetação das matas ciliares em cursos d’águas e nascentes, e fazer as Reservas legais, compreendendo que o ciclo da água está correlacionado a uma aliança forte entre agricultura e meio ambiente, deverá ser uma ação consciente e lúcida dos agricultores, que irá Refletir diretamente no futuro da sobrevivência agrícola.

Com toda certeza, nossa forma de construir mecanismos para a Agricultura Regenerativa rumo ao sucesso do tripé da sustentabilidade - onde o social, o ambiental e o econômico fazem que a atividade Agro – dará saltos para melhores qualidades produtivas, permanentes e contínuas, por muitas gerações.  

MSc Flávio Bahdur Chueire

Engenheiro Agrônomo
Extensionista em Agroecologia
 



Trilhas do agro vão compartilhar conhecimento 
Projeto da Diretoria de Agronomia da AEAARP vai compartilhar conhecimentos científicos e práticos no setor agronômico
Especialistas e consultores dedicados a temas agronômicos foram convidados pelo engenheiro agrônomo Leonardo Barbieri, diretor desta área na AEAARP, a integrarem o projeto Trilhas do Agro, que pretende pautar e compartilhar conteúdos em diferentes áreas.
As trilhas se dedicarão aos temas grãos, hortifruti cultura, pecuária, cana-de-açúcar, mecanização e sustentabilidade na produção agrícola. “Vamos reunir textos inéditos no site da AEAARP para colaborar com as reflexões sobre os temas, abordando atualizações de diferentes segmentos do agro”, explica Leonardo.
O projeto tem o intuito de incentivar o debate sobre temas agronômicos na AEAARP até a realização da Semana de Agronomia, que acontecerá no segundo semestre deste ano. O Trilhas é, segundo Leonardo, a introdução às palestras que acontecerão ainda neste ano.
O nome do projeto é referência a este caminho, o do conhecimento até chegar ao principal evento agronômico da AEAARP, de 20 a 24 de setembro.
Participam do projeto Jorge Luis Donzelli, Denizart Bolonhezi, José Junqueira, Marcelo Pierossi, Paulo Croisfelts e Gabriel Bitencourt.

Volta para notícias
receba as novidades
agenda aeaarp

Não existem eventos neste período.

revista painel

317 - Agosto 2021

317 - Agosto 2021

Veja outras edições da revista Painel



CONFEA
CREA-SP
CAU/SP
AEAARP
Rua João Penteado, 2237
Ribeirão Preto - SP
Tel.: 16 2102-1700
Whatsapp: 16 99758-0101
AEAARP

MAPA DE LOCALIZAÇÃO

MAPA DE LOCALIZAÇÃO

2021 - Todos os direitos reservdos. Associação de Engenharia, Arquitetura e Agronomia de Ribeirão Preto
site by: an.design criação digital