Mútua apoia a ABNT em proposta de norma internacional para combater a violência contra mulheres nas organizações

26/mar/2025

A Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), com o apoio da Mútua, reafirma seu protagonismo internacional ao apresentar a proposta da futura norma ISO 37201 — Sistema de Gestão para Prevenção e Combate à Violência contra Mulheres nas Organizações. Essa iniciativa marca a primeira vez que o Brasil lidera a elaboração de uma norma ISO de sistema de gestão com esse escopo.

Uma palestra sobre o tema foi promovida durante o Seminário Internacional sobre Governança Corporativa para uma Sociedade Mais Justa e Inclusiva, realizado pela ABNT com apoio da Mútua, na segunda-feira (24/03). O evento reuniu, no auditório da Mútua, especialistas e autoridades, tanto nacionais quanto internacionais, para debater normas técnicas referentes à governança organizacional, à prevenção da violência contra mulheres e ao combate ao tráfico humano e ao trabalho forçado.

Evânio Nicoleit, diretor de Benefícios da Mútua, que representou o presidente Joel Krüger na ocasião, afirmou que a Mútua, “comprometida com essas pautas, esteve presente e assumiu o compromisso de defender esses temas junto à nossa organização, às nossas 27 Regionais, ao corpo funcional e aos nossos associados.”

Um agradecimento especial à Mútua, por meio do presidente Joel Krüger, foi feito pelo presidente da ABNT, Mário William Esper. “Agradeço à Mútua pelo apoio, não apenas pela logística e estratégia de realização do evento, mas também por, pela primeira vez, termos realizado no Brasil a reunião da Comissão Internacional da ISO, que discute a norma de preservação e combate à violência contra mulheres nas organizações. Uma norma inédita proposta pela ABNT e pelo Brasil, em que mais de 28 países votaram favoravelmente pela sua elaboração”, destacou.

A deputada federal e secretária de Estado da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa do Paraná, Leandre Dal Ponte, que foi palestrante no seminário, avaliou como um avanço o debate sobre esses temas nas instituições. “Discutir o combate à violência contra as mulheres é uma agenda complexa, que frequentemente encontra dificuldades para entrar na pauta política. No entanto, quando esses assuntos começam a ganhar voz e visibilidade em instituições como a ABNT, o Confea e a Mútua, percebemos sinais de novos tempos”, afirmou.

 Estiveram presentes também: Carlos Xavier, diretor administrativo da Mútua; Nielsen Christianni, vice-presidente do Confea; Ricardo Fragoso, diretor-geral da ABNT; Marcela Bocauyva, coordenadora do ISO TC309; Aline Rabelo de Azevedo, coordenadora regional do Compliance Women Committee de Minas Gerais e líder do projeto da norma junto à ISO; Davina S. Barber, especialista britânica e chefe de investigações da Save the Children UK; Alexander Trautrims, professor na Nottingham University Business School e Diretor Associado no Rights Lab; Lazara Carvalho, chefe da Assessoria de Participação Social e Diversidade do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC); e Natalie de Castro Alves, presidente do Instituto Nós Por Elas.

Alline Abreu – Assessoria de Comunicação da Mútua

Fotos: Marck Castro

Compartilhe nas redes sociais!!

Tags:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

map-markercross