Richard Rogers, arquiteto britânico vencedor do Prêmio Pritzker, cujo modernismo convidativo e colorido alterou para sempre as paisagens urbanas de Paris e Londres, morreu neste sábado (18) em sua casa, em Londres. Ele tinha 88 anos. Seu filho, Roo Rogers, confirmou a morte, sem informar a causa.
Com seus projetos marcantes para o Centro Pompidou, em Paris; o Millennium Dome, em Londres, que parece pairar como uma nave alienígena; e o impetuoso edifício Lloyd's, de Londres, com seu átrio imponente, Rogers virou a arquitetura do avesso. Quando ele foi premiado com o Pritzker, a maior honra da arquitetura, em 2007, o júri citou sua “interpretação única do fascínio do movimento moderno pelo edifício como máquina” e disse que ele “revolucionou museus, transformando o que antes eram monumentos de elite em lugares populares de intercâmbio social e cultural, tecidos no coração da cidade.”
Ele teve seus críticos, entretanto, especialmente no início. Em um dia chuvoso de 1977, Rogers estava parado em uma rua de Paris admirando o Centro Pompidou que logo seria inaugurado — o projeto havia sido feito em parceria com o arquiteto italiano Renzo Piano —, quando uma mulher elegantemente vestida ofereceu-lhe abrigo sob seu guarda-chuva. Ela então perguntou se ele sabia quem havia projetado o edifício. Quando ele anunciou com orgulho: "Madame, fui eu!", relembra em suas memórias , ela bateu na cabeça dele com o guarda-chuva e saiu marchando.
Seis anos antes, Rogers e Piano haviam entrado em uma competição para projetar aquele centro cultural, sobre um estacionamento sujo em um bairro de prostituição. Eles chamaram seu projeto, com sua carapaça de aço transparente, escadas rolantes tubulares e sistemas expostos pintados em cores primárias, de "um lugar para todas as pessoas".
Arquiteto britânico Richard Rogers, conhecido por Centro Pompidou em Paris, morre em 18 de dezembro. de 2021 — Foto: Fernando Llano/AP
Com uma piazza ao nível da rua e interiores flexíveis para abrigar uma biblioteca, uma galeria de arte e um palco de música, o edifício (batizado em homenagem ao ex-presidente francês Georges Pompidou) pretendia ser um fórum para a vida pública, em vez de um mausoléu de alta cultura. No entanto, todo o empreendimento parecia condenado desde o início: sua inscrição foi inicialmente devolvida por falta de concorrentes. Depois que ganharam a competição, houve uma oposição constante e mordaz ao seu design moderno e ousado, visto por muitos como uma profanação do horizonte de Paris.
O herdeiro de um artista proeminente jurou que ela preferia queimar as pinturas a pendurá-las ali. Quando o Centro Pompidou finalmente foi inaugurado, em janeiro de 1977, as críticas eram previsivelmente mistas: “Paris tem seu próprio monstro”, declarou "Le Figaro", “assim como o Loch Ness”. Mas o público adorou e as pessoas faziam fila às centenas todos os dias. Sete milhões de visitantes naquele ano, mais do que compareceram ao Louvre e à Torre Eiffel juntos.
Escrevendo no "New York Times", o crítico de arte Hilton Kramer chamou o edifício de "uma das realizações arquitetônicas mais deslumbrantes dos últimos tempos". “Simplesmente não se parece com nada que já se tenha visto antes”, escreveu ele, “e, portanto, é especialmente assustador para as pessoas que não conseguem suportar a ideia de algo realmente novo na arte de construir.”
Richard George Rogers nasceu em 23 de julho de 1933, em Florença, na Itália. Ele era neto de um dentista inglês, o que significava que não tinha apenas um sobrenome anglicano, mas também um passaporte britânico. Seu pai, Nino, era médico e anglófilo; sua mãe, Dada, era filha de um arquiteto e engenheiro. Culta e politicamente progressista, a família fugiu da Itália fascista em 1939 e mudou-se para a Inglaterra com a guerra chegando à Europa.
Nesse ponto, o mundo de Rogers, como ele escreveu em suas memórias, passou de colorido para preto e branco: Londres foi engolfada pela poluição causada pelo carvão em brasa. Seu pai trabalhava em uma clínica de tuberculose, junto com sua mãe. Quando ela pegou a doença e foi se recuperar nos Alpes, Rogers, de 6 anos, foi mandado para um internato.
Disléxico e estranho para seus colegas de escola, ele foi intimidado e espancado e, aos 9, pensou em se atirar da janela de seu quarto. Sua deficiência de aprendizagem não era amplamente compreendida ou mesmo reconhecida naquela época; ele era, dizia, visto como estúpido. “As pessoas me perguntam se a dislexia faz de você um arquiteto melhor”, escreveu Rogers em suas memórias. “Não tenho certeza se isso é verdade, mas exclui algumas carreiras, então te concentra no que você pode fazer.”
À deriva depois da escola, ele se juntou ao exército britânico e serviu dois anos em Trieste, na Itália. Nessa época, passou um tempo com um primo, Ernesto Rogers, um arquiteto e urbanista famoso, e trabalhou em seu escritório em Milão. O trabalho de Ernesto Rogers, com uma promessa cívica e versão calorosa do modernismo, inspirou Richard Rogers a ingressar na profissão. Depois de um ano na escola de arte, ele se matriculou na Architectural Association School of Architecture em Londres, na época a única escola desse tipo na Grã-Bretanha.