Seminários Ribeirão Floresta 2024


Aula Inaugural

06/04 – 8h00 às 12h00

Início do Curso Ribeirão Floresta

Local: AEAARP - Rua Clemente Ferreira, 330


8h00 às 8h30: Recepção


8h30 às 9h30: Abertura – Leonardo Barbieri e José Walter Figueiredo


9h30 às 10h30

TEMA: Importância de os municípios desenvolverem uma política de arborização urbana

Apresentação - Demóstenes Ferreira da Silva Filho: engenheiro agrônomo pela UNESP-Jaboticabal. Professor livre-docente da Universidade de São Paulo-ESALQ, coordena atualmente 3 disciplinas de graduação e 2 de pós-graduação em Recursos Florestais. É líder do grupo de pesquisa Silvicultura Urbana do CNPq. Os termos mais frequentes no contexto de sua produção científica, tecnológica e artístico-cultural são: Silvicultura Urbana, Desenho Florestal Urbano, Florestas Urbanas, Arborização Urbana, Áreas de Lazer, Desenvolvimento Urbano, Paisagismo, Videografia Multiespectral e Tomografia de Impulso para Avaliação do Risco de Queda de Árvores.


10h30 às 12h00

TEMA: Projeto Ribeirão Floresta

Apresentação - José Walter Figueiredo Silva: engenheiro agrônomo-ESALQ-USP- Coordenador do Programa Ribeirão Floresta. Pós-graduação em Gerência de Cidades, Gestão Ambiental, Perícia Ambiental. Pós-graduando em Desenvolvimento e Nutrição de Plantas ESALQ/USP. Desenvolveu e implantou o Programa Município VerdeAzul em todo o Estado de São Paulo. Prêmio Fernando Costa. Engenheiro Agrônomo Ambiental do ano – AEASP. 2016/2017. Prêmio Engenheiro Agrônomo do ano – AEAARP. 2016/2017. Secretário de Meio Ambiente de Ribeirão Preto – 1997/2000.


13/04 – 8h00 às 9h10

Apresentação institucional CREA

TEMA: Aspectos da anatomia e fisiologia vegetal na arborização urbana: árvore um ser vivo

Apresentação - Viviane Gaya Laguna: graduação na Biologia-USP-Ribeirão Preto, mestre em Ciências Biológicas em Biologia Comparada-USP-Ribeirão Preto. Presta serviços como instrutora do SENAR e SEBRAE. Jardinista, atua com implantação de projetos de paisagismo, reforma e manutenção. Produtora rural de café, abelhas melíponas, palmeiras etc. Atua coletivamente na Associação Terraviva de Ribeirão Preto e Região – uma OPAC-orgânicos e também na Associação do Criadores de Abelhas do Nordeste Paulista-ACANP.


9h10 às 10h20

TEMA: A arquitetura no planejamento da floresta urbana: cuidando da beleza, harmonia, equilíbrio e outros

Apresentação - Wladimir Barbieri Jr.: arquiteto e urbanista-FAAC-UNESP Bauru, filósofo pela FFLCH-USP-São Paulo, ministra aulas da disciplina de Paisagismo na Escola Bauhaus. Desenvolve pesquisa na área de História do Paisagismo na Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz-ESALQ/USP. Desenvolvimento de projetos de paisagismo em residências e institucionais. Participação na elaboração de relatório de compensação ambiental.


10h30 às 12h00

TEMA:  Produção de mudas

Apresentação - Marcel Eithel Berlingieri Durigan: engenheiro Agrônomo-UNESP/Jaboticabal, pós-graduado pela FEA/USP-Ribeirão Preto, proprietário do Viveiro Santo Antônio. No município de Jaboticabal. Foco na produção de árvores nativas em diversos tamanhos, tanto para restauração florestal, quanto para plantios em florestas e arborizações no viário como ruas, avenidas, praças e áreas verdes. Além da produção de árvores, plantas ornamentais e palmeiras, também prestamos serviços de plantio, manutenção, condução, manejo etc.


20/04 – 8h00 às 9h00

TEMA: Comentário sobre o Art 49 da Lei de Crimes Ambientais e capítulo VI da Constituição Brasileira

Apresentação - Evandro Alves da Silva Grili: OAB Ribeirão Preto


9h10 às 10h20

TEMA: Aspectos do Plano de Arborização do município de São Paulo

Apresentação - Carlos Alberto da Silva: engenheiro agrônomo-UFRRJ, pós-graduação em Paisagismo-FAU/USP, Aperfeiçoamento profissional em proteção ambiental urbano-industrial-Universidade Técnica de Berlim. Doutor em Arquitetura e Urbanismo-FAU/USP. Trabalha como engenheiro agrônomo da Divisão de Arborização Urbana da Secretaria do Verde e do Meio Ambiente de São Paulo.


10h30 às 12h00

TEMA: A vontade política e evolução da Política da Arborização Urbana em Bragança Paulista

Apresentação - Carolina Mastrorosa Mourão: advogada pela Universidade São Francisco, município de Bragança Paulista, com pós-graduação em Direito Público pelo Damásio de Jesus, município de São Paulo. Há vinte anos na gestão municipal, pode presenciar toda a evolução ambiental de Bragança Paulista, ciente que o propulsor para ações voltadas à proteção ambiental municipal foi o Programa Município VerdeAzul. “Por meio da organização e estruturação do programa conseguimos ter o olhar dos administradores do município para questões que antes não eram nem aventadas”. Participou intensamente da estruturação da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, programas de bem-estar animal, resgate de animais silvestres, qualidade do ar, implantação de ciclovia, desenvolvimento e implantação dos vários planos como resíduos, saneamento, proteção do solo etc. Planejou, executou, gerenciou e implantou todas as dezenas de tarefas que preconizava o VerdeAzul de tal forma que ficou em primeiro lugar no citado programa dentre todas as cidades paulistas. Dentre as ações, chama a atenção o inventário arbóreo, plano de arborização urbana e sua execução.


27/04 – 8h00 às 12h00

TEMA:  Educação ambiental e arborização urbana

Apresentação - Perci Guzzo (SMMA): Ecólogo – UNESP-Rio Claro, mestre em Geociências pela mesma universidade. Escritor: seu mais recente livro, Na Nervura da Folha, foi lançado pela Edições Corixo. Articulista do jornal Tribuna de Ribeirão Preto, publica quinzenalmente artigos sobre a questão ambiental e a emergência climática. Atualmente é membro do Órgão Gestor da Política Municipal de Educação Ambiental de Ribeirão Preto. Integra a Equipe Multidisciplinar da Secretaria do Meio Ambiente de Ribeirão Preto.

Apresentação - Rafaela Gomes: bióloga, pelo Centro Universitário Barão de Mauá-Ribeirão Preto. Trabalha desenvolvendo programas educacionais inovadores e eficazes. Ocupa-se na busca de recursos, colaboração e parcerias. Busca envolver ativamente a comunidade em questões ambientais, incentivando a participação pública em atividades de conservação, reciclagem, redução de resíduos e outras práticas sustentáveis. Foi tratadora de animais silvestres no Bosque e Zoológico Fábio Barreto de Ribeirão Preto Atualmente é chefe da Divisão de Educação Ambiental da Secretaria de Meio Ambiente da Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto.

Atividades: Sensibilização dos presentes sobre os benefícios das árvores no meio urbano a partir da arte: poesias, contos, músicas, vídeos e artes plásticas. Promoverão trilha urbana no bairro São Luiz para registros fotográficos da situação da arborização e posterior projeção das imagens em ambiente fechado com depoimentos e discussão de cada imagem registrada.


04/05 – 8h00 às 9h45

TEMA: Legislação sobre o verde urbano, inventário de arborização de Ribeirão Preto e Plano Estratégico do Sistema de Áreas Verdes e Arborização Urbana

Apresentação - Ênio Galan Déo (SMMA): graduado em Direito-UNAERP Ribeirão Preto, pós-graduado em Direito da Empresa e Integração e na área de Gestão-FGV-Rio de Janeiro e Direito-USP Ribeirão Preto   Gerente da área jurídica do Banco do Brasil. Atuou como educador na Universidade Corporativa BB. Atualmente trabalha na Secretaria de Meio Ambiente de Ribeirão Preto (SMMA) como diretor do Departamento de Planejamento Ambiental.

Apresentação - Perci Guzzo (SMMA): ecólogo – UNESP-Rio Claro, mestre em Geociências pela mesma universidade. Escritor: seu mais recente livro, Na Nervura da Folha, foi lançado pela Edições Corixo. Articulista do jornal Tribuna de Ribeirão Preto, publica quinzenalmente artigos sobre a questão ambiental e a emergência climática. Atualmente é membro do Órgão Gestor da Política Municipal de Educação Ambiental de Ribeirão Preto. Integra a Equipe Multidisciplinar da Secretaria do Meio Ambiente de Ribeirão Preto.


10h00 às 12h00

TEMA: Mudanças climáticas, conectividade da vegetação no ambiente urbano e saúde pública

Apresentação - Joyce Reissler: bióloga pela UNESP-Botucatu, mestre e doutora em Agronomia, na especialidade de Gestão Territorial e Gestão Hídrica pela UNESP-Botucatu,  atuou como chefe de Divisão de Projetos Ambientais da Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Ribeirão Preto. Atualmente exerce a função de especialista ambiental na Vigilância Sanitária da Secretaria da Saúde de Ribeirão Preto.

Apresentação - Matheus Inagaki Marcelino: biólogo, formado em Ciências Biológicas pela USP-Ribeirão Preto. Pós-graduando em Gerenciamento Ambiental na Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiro-ESALQ/Piracicaba. Expertise em licenciamento ambiental, paisagismo e arborização urbana, para além de fauna e flora em geral, geoprocessamento, ecologia da paisagem e serviços ecossistêmicos. Trabalha como biólogo da Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Ribeirão Preto.


11/05 – 8h00 às 9h00

TEMA: Informação importante no planejamento da floresta urbana: mapa termal

Apresentação - Demóstenes Ferreira da Silva Filho: engenheiro agrônomo pela UNESP-Jaboticabal. Professor livre-docente da Universidade de São Paulo-ESALQ, coordena atualmente 3 disciplinas de graduação e 2 de pós-graduação em Recursos Florestais. É líder do grupo de pesquisa Silvicultura Urbana do CNPq. Os termos mais frequentes no contexto de sua produção científica, tecnológica e artístico-cultural são: Silvicultura Urbana, Desenho Florestal Urbano, Florestas Urbanas, Arborização Urbana, Áreas de Lazer, Desenvolvimento Urbano, Paisagismo, Videografia Multiespectral e Tomografia de Impulso para Avaliação do Risco de Queda de Árvores.


9h10 às 10h20

TEMA: Gestão da arborização urbana pela tecnologia digital: apresentação da plataforma Arbolink

Apresentação - Marcelo Machado Leão: engenheiro agrônomo-ESALQ/USP. Mestre, doutor e pós-doutor pela mesma instituição. Professor responsável pelas disciplinas de Gestão Ambiental no curso de pós-graduação do Instituto Programa de Educação Continuada em Economia e Gestão de Empresas PECEGE, nos cursos de MBA, ESALQ/USP. Experiência em arborização urbana, manejo florestal, parques e unidades de conservação, uso e aproveitamento de produtos florestais não madeireiros, ativos florestais, engenharia e conservação ambiental, recuperação de área degradada, legislação ambiental, além de paisagismo sustentável e manutenção de áreas verdes.


10h30 às 12h00

TEMA: Inventário via drone. Teoria e prática-apresentação do mapa do bairro São Luiz

Apresentação - Giovani Bruno Papa: engenheiro agrônomo pela ESALQ-USP, pós-graduado em Gestão de Projetos Inovadores pela FUNDACE-USP. Especializado em Geoprocessamento para Produção de Mapas A, expertise na Análise e Geração de Dados Acionáveis para o Manejo Eficiente de Recursos em Propriedades Agrícolas. Recomendações agronômicas precisas e adaptadas a diversas culturas, inclusa a silvicultura urbana. Atualmente trabalha na P&D da Altamap, conhecimento multidisciplinar na agricultura de precisão e sustentável.

Apresentação - David Barral Santos: geógrafo pela UNESP, pós-graduado em Georreferenciamento de Imóveis Rurais e em Gestão Ambiental. Especialista em mapeamento aéreo com drones. Trabalha na Altamap, agritech com geração e análise de dados através do uso de geotecnologia.


18/05: – 8h00 às 9h10

TEMA: Gestão Participativa na arborização urbana

Apresentação - Patrícia Barbosa Fazano: advogada-UEL com pós-graduação em Educação Ambiental-UnB. Gestão Ambiental-UFSCar. Gestão Pública-FEMA. Direito Ambiental- UNINTER. Membro e fundadora, vice-presidente do Comitê de Bacia Hidrográfica do Médio Paranapanema. Secretaria do Meio Ambiente de Paraguaçu Paulista 2007-2016. Foi diretora executiva do Consórcio Intermunicipal Vale do Paranapanema-CIVAP 1996-2007. Consultora profissional e técnica junto à ONU. Interlocutora do programa Município VerdeAzul. Coordenadora do GT ODS da SEMIL/SP. Atualmente é gestora da Estação Ecológica dos Caetetus e Estação Experimental de Paraguaçu Paulista e coordenadora da CTEM E CTPAS Do CBH-MP e CTEA do CBH-Paranapanema.  


9h20 às 10h30

TEMA: Piloto de floresta urbana de Ibirarema

Apresentação - Bianca Wallid Gonçalves Awada: interlocutora do Programa Município VerdeAzul. Engenheira Ambiental, pós-graduada em Arborização Urbana peça UNIFESP e diretora de Meio Ambiente de Ibirarema (SP)

Allan Oliveira Tácito: administrador de cidades, pós-graduado em Gestão Ambiental, Gestão Municipal de Recursos Hídricos e assessor em Desenvolvimento Sustentável de Ibirarema (SP).


10h50 às 12h00

TEMA: SBAU-Sociedade Brasileira de Arborização Urbana e reflexões sobre arborização urbana

Apresentação - Marcelo Cocco Urtado: engenheiro agrônomo pela UNESP-Botucatu, mestre em Tecnologia Ambiental: Transplante de Árvores, Verificação e Análise da Sobrevivência de Exemplares Arbóreos Transplantados pelo Instituto de Pesquisa Tecnológica-IPT/USP, MBA em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas. Arborista certificado. Qualificação internacional em Análise de Risco de Árvores pela ISA-International Society of Arboriculture-USA. Foi diretor da Secretaria do Verde de São Paulo. Coordenador do Manual Técnico de poda de árvores do Município de São Paulo. Atualmente é sócio diretor da Legal Tree Consultoria e Engenharia em Meio Ambiente e da Arborem Áreas Verdes Ltda.


25/05 – 8h00 às 9h10

TEMA: As podas: avaliação de risco na arborização urbana

Apresentação - Nina Cavalcanti: bióloga, mestre em Engenharia Agrícola-UNICAMP e em Resistência de Madeiras de Árvores Urbanas, arborista certificada e arborista qualificada pela International Society of Arboriculture, consultora e colaboradora para a elaboração da ABNT 16246-poda de árvores e avaliação de risco em árvores.


9h20 às 10h30

TEMA: Melhores práticas de manejo de árvores e palmeiras e a arte das escaladas em árvores

Apresentação - Joaquim Teotônio Cavalcanti: engenheiro agrônomo pela Faculdade de Agronomia e Zootecnia Manoel Carlos Gonçalves/Espirito Santo do Pinhal. Mais de vinte anos de experiência em manejo arbóreo. Arborista certificado pela International Society of Arboriculture. Consultor e colaborador para a elaboração da ABNT 16246.


10h50 às 12h00

TEMA: A fauna nas árvores urbanas

Apresentação - João Henrique Barbosa: biólogo pela Universidade de Araraquara-UNIARA, mestre em Conservação de Fauna pela Universidade Federal de São Carlos-UFSCAR. Atua como consultor em fauna silvestre, manejo sustentável e conservação de áreas verdes. Atualmente é gerente de Áreas de Proteção Ambiental e gestor da Unidade de Conservação de Uso Integral Parque Natural Municipal do Basalto em Araraquara. Ornitólogo.


01/06 – 8h00 às 9h10

TEMA: Árvores recomendadas para arborização urbana

Apresentação - Camila Furquim: engenheira agrônoma-UNESP/Jaboticabal, pós-graduada em Administração Rural pela FGV e Gestão e Licenciamento Ambiental pela UNIRP. Paisagista jardinista, com experiência em arborização urbana, paisagismo e jardinagem, viveiro de mudas e manutenção de parques e jardins. Foi supervisora na equipe técnica do DPRN, na Agência Ambiental CETESB de Jaboticabal durante o processo de unificação do licenciamento ambiental (DPRN-CETESB). Atualmente atua na Secretaria Municipal de Agricultura, Comércio e Indústria da Prefeitura da Estância Turística de Olímpia com conservação do solo, reflorestamento e manutenção de estradas rurais.


9h20 às 10h30

TEMA: Gestão municipal da arborização urbana

Apresentação - Isabela Guardia: engenheira florestal pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz-ESALQ/Piracicaba, mestre em Ciências em Recursos Florestais, área de silvicultura urbana na ESALQ. Atua em avaliação de risco de queda de árvores urbanas com emprego de equipamento para inspeção interna de troncos e raízes, inventário arbóreo, plano de arborização urbana, manejo arbóreo e atualmente estou na Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Mogi Mirim.


10h50 às 12h00

TEMA: Experiência da arborização urbana de São Simão

Apresentação - Marcos Gonçalves de Oliveira: gestor ambiental, técnico em Contabilidade, Meio Ambiente, Administração, Informática e Segurança do Trabalho. Atua no Programa Municipal de Educação Ambiental Sementes do Amanhã de São Simão/SP. Atual diretor de Meio Ambiente de São Simão.


08/06 – 8h00 às 9h10

TEMA - Análises de planos municipais de arborização urbana e reflexões para uma certificação pública

Apresentação - Bruno Font Aranda: formação em Gestão Ambiental pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz-ESALQ-USP. Pós-graduado em Sistemas de Gestão Integrados da Qualidade, Meio Ambiente, Segurança e Saúde no Trabalho e Responsabilidade Social pelo SENAC. Atualmente trabalha com auditoria e certificação florestal no Instituto de Manejo e Certificação Florestal e Agrícola-IMAFLORA de Piracicaba, focado na cadeia de custódia e uso das marcas dos sistemas de certificação florestal FSC e PEFC.


9h20 às 10h30

TEMA: Manejo, fitossanidade das árvores urbanas

Participação - Rogério Goularte Moura Gomes de Oliveira: engenheiro florestal com graduação na Universidade Federal de Mato Grosso, mestre em Silvicultura e Manejo Florestal, doutor em Ecologia Aplicada na Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiros-ESALQ-Piracicaba. Tem experiência na área de recursos florestais com ênfase em silvicultura urbana atuando principalmente nos temas de arborização urbana, risco de queda de árvores, proteção florestal e fitossanidade de plantas. Trabalha como gerente de operações da ENGEMAIA-UNIDADE Piracicaba. Proprietário da Rede Arbóreo Engenharia e Serviços Ambientais ltda-ARBOREO.NET.


10h50 às 12h00

TEMA: Viveiro público

Apresentação - Otton Arruda: engenheiro agrônomo e mestre em Sistemas de Produção pela UNESP/Ilha Solteira, trabalhou como diretor de Agricultura de Lins. Ministrou aulas no Curso de Agronomia na Faculdade UniSalesiano de Lins na cadeira de Solos. Atualmente está lotado na Secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo de São José do Rio Preto com a função de gestor do Setor de Arborização Urbana, desenvolve projetos de plantio de árvores e também reflorestamento em área urbana, e pelo Setor de Análise e Laudos Ambientais sendo o responsável pelo Viveiro Municipal.


15/06 – 8h00 às 9h10

TEMA: Segurança do trabalho na arborização urbana

Apresentação - Maria Mercedes Furegato Pedreira de Freitas: engenheira civil formada em 1980 pelo Instituto Politécnico de Ribeirão Preto. Especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho TEM. Atuou por 14 anos como engenharia civil e de Segurança do Trabalho na Cervejaria Antarctica Niger de Ribeirão Preto. Atuou como perita judicial na Vara Trabalhista de Sertãozinho e como consultora, implantando gestão de Segurança no Trabalho, em várias empresas como PRES Construções, CP Construplan, Perplan, Bild, Enoc Construtora. Atualmente é vice-presidente da AEAARP e conselheira do CREA-SP desde 2021, onde é coordenadora adjunta da Câmara de Segurança do Trabalho.


9h20 às 10h30

TEMA: A calçada urbana bem projetada

Apresentação - Luiz Carlos Oranges Jr.: engenheiro civil pela Instituição Moura Lacerda, pós-graduado em Gestão Empresarial e especialista em Infraestrutura Urbana e Rodoviária. Atua na construção civil e pavimentação. Atualmente trabalha na LiBe  Art Pré-Moldados em Concreto para Pavimentação e na Oranges Incorporadora e Construtora. Atual diretor de Engenharia da Associação de Engenharia, Arquitetura e Agronomia de Ribeirão Preto-AEAARP.


10h50 às 12h00

TEMA: Gestão participativa e floresta urbana: tendências, desafios e inspirações

Apresentação - Daniele Paes Julião: turismóloga pela Universidade Federal de Juiz de Fora- UFJF, mestre pela Universidade Federal Fluminense UFF/PGCA em Ciência Ambiental, pós-graduada em Inovação e Turismo pela Escola Brasileira de Administração Pública e Empresas da Fundação Getúlio Vargas. Assessora Técnica do Programa Município VerdeAzul, com expertise desde facilitação de processos participativos até diagnósticos socioambientais em gestão participativa relacionada a arborização urbana, resíduos sólidos, mudanças climáticas, educação ambiental, conservação da biodiversidade entre outros. Recentemente explorou projetos transformadores na Europa e África absorvendo conhecimentos em gestão urbana e rural. Especialista Ambiental II da Secretaria de Energia, Meio Ambiente e Logística do Estado de São Paulo-SENIL, lotada na Coordenadoria de Planejamento ambiental e no Departamento de Diagnósticos Ambientais.


22/06 – 8h00 às 9h10

TEMA: Mudanças climáticas e arborização urbana

Apresentação - Larissa Tiago Volpi: engenheira agrônoma pela UNESP/Ilha Solteira, pós graduada em Arborização Urbana pela UNIFES. Atua em vistorias de árvores de risco, como técnica para plano diretor de arborização urbana e plano municipal de adaptação e resiliência à mudança do clima, rearborização de espaços. Profere palestras de educação ambiental, arborização urbana, cursos de podadores. Mestranda em Engenharia Agrícola pela UNICAMP. 


9h20 às 10h30

TEMA: Convivência, controle com plantas parasitas, holoparasitas, hospedeiros, epífitas

Apresentação - Taís Tostes Graziano: engenheira agrônoma pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz ESALQ-USP, mestre em Produção Vegetal pela Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias FCAVJ UNESP/Jaboticabal, doutora em Biologia Vegetal da Universidade Estadual de Campinas-UNICAMP, curso de aperfeiçoamento em Internacional de Técnicas de Conservação nos Jardins Botânicos, promovido pelo Jardim Botânico Nacional de Cuba e Jardim Botânico de Córdoba, Espanha, professor assistente doutor no Departamento de Horticultura, na área de Floricultura e Plantas Ornamentais da FCAVJ  UNESP/Jaboticabal. Pesquisadora científica, nível VI, do Centro APTA de Horticultura do Instituto Agronômico de Campinas – IAC, área de Floricultura e Plantas Ornamentais. Responsável técnica da Empresa Licuri Paisagismo, situada em Campinas, onde desenvolve trabalhos na área de paisagismo e coordenação de projetos.


10h50 às 12h00

TEMA: Tendencia, dificuldades da Política Nacional de Arborização Urbana

Apresentação - Daniel Caixe: engenheiro florestal pela UNESP/Botucatu, mestre em Engenharia Urbana pela UFSCAR, doutor em Ciências Ambientais pela UFSCAR, pós-doutorado no Instituto de Estudos Avançados-USP/São Paulo. Consultor de Floresta na América Latina para a FAO/ONU. Docente no Programa de Pós-graduação em ESG e Sustentabilidade Corporativa na FGV. Especialista em Mercado de Carbono na Veja Monitoramento Agroambiental, coordenador do GT da Política Nacional de Arborização Urbana da SBAU.


29/06 – 8h00 às 9h10

TEMA: Noções básicas de solo

Apresentação - Jorge Luis Donzelli: engenheiro agrônomo pela UNESP-Jaboticabal, pós-graduação pela ESALQ em Concentração, Irrigação e Drenagem. Início da carreira na BRADESPLAN, trabalhou no Instituto Agronômico de Campinas com pedologia/solos, foi diretor de Tecnologia Agrícola na ETH Agroenergia, trabalhou no Centro de Tecnologia Canavieira por 33 anos, onde coordenou a área de pesquisa e desenvolvimento com manejo de solos. Foi gerente de Desenvolvimento Estratégico e de Pesquisa e Desenvolvimento do Programa de Melhoramento Genético de Cana-de-açúcar tanto convencional como em biotecnologia. Escritor. Desde 2017 é diretor técnico da Lidera Consultoria e Projetos.


9h20 às 10h30

TEMA: Biopotenciais, sinais elétricos em plantas

Apresentação - Bióloga Valéria Maria Melleno Gimenez: graduada em Ciências Biológicas/Licenciatura e Bacharelado pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras da USP/Ribeirão Preto, mestrado pelo Programa de Biologia Comparada/área de atuação Botânica pela FFCL/RP USP de São Paulo com doutorado no Centro de Pesquisa em Ciências Exatas e Tecnologia da Universidade de Franca/área de atuação Botânica (Bioeletricidade em Plantas e Química de Produtos Naturais) e coorientada por pesquisador do Laboratório de Física Aplicada e Computacional da USP. Realizou pesquisa na Oregon Health Sciences University (OHSU/EUA) entre abril e outubro de 2017. Tem experiência na área florística e fitossociologia com foco no cerrado, recuperação de áreas degradadas, química de produtos naturais e processamento digital de sinais elétricos de plantas. Atuou como docente no ensino médio na rede estadual e no ensino superior (Universidade Paulista e Centro Universitário Claretiano). Foi membro pesquisador do Centro de Estudos e Extensão da Floresta da USP/Ribeirão Preto. É membro da Sociedade Botânica do Brasil-SBB e American Society Pharmacognosy-ASP. Atualmente está finalizando pós-doutorado no Laboratório  de Física Aplicada e Computacional-LAFAC/ZAB/USP onde desenvolve pesquisas em processamento digital de biopotenciais em plantas, utilizando instrumentação eletrônicas de redes neurais e artificiais. Registro no Conselho Federal de Biologia como Biólogo: CRBio-01 nº 54344/01-D.


10h50 às 12h00

TEMA: Destino dos resíduos de poda das árvores urbanas

Apresentação - Marcela Renata Dorascenzi Pereira: engenheira agrônoma pelo Centro Universitário Moura Lacerda, pós-graduada em Engenharia Ambiental. Trabalhou na Prefeitura de Sertãozinho tendo atuado como chefe do setor de projetos ambientais, do setor de arborização urbana, educação ambiental e fiscalização de resíduos, foi diretora do Departamento Técnico Ambiental, de proteção animal e de preservação. Experiência em licenciamento ambiental, parcelamento de solo, manejo de áreas verdes e de preservação permanente, arborização urbana entre outros. Atualmente trabalha na Dorascenzi Ambiental.


03/08 – 8h00 às 12h00

TEMA: Poda em árvores urbanas – curso de poda

Apresentação - Carlos Toldo: engenheiro agrônomo pela Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias Júlio de Mesquita – UNESP/Jaboticabal. Pós-graduado em Nutrição de Planta – ABEAS Piracicaba/USP, pós-graduado em Gestão Ambiental pela Faculdade Claretianas/Batatais. Trabalhou na Fertibrás Adubos e Inseticidas S/A em Araraquara, Dinagro Agropecuária Ltda – Ribeirão Preto. Atualmente trabalha na Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto na Divisão de Espaços Verdes e Manutenção de Arborização, Departamento de Limpeza Urbana, Secretaria Municipal de Infraestrutura, Orquidófilo Amador. Atua como instrutor de credenciamento dos podadores de árvores urbanas do município de Ribeirão Preto.

Apresentação - Paulo de Tarso Mello: engenheiro florestal, graduado pela Universidade Federal de Viçosa/MG. Treinamento em manejo de viveiros e áreas verdes - Programa Somando Verde e Prefeitura DE Ribeirão Preto. Organização de viveiros para plantas nativas - Associação Mata Ciliar e Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo. Curso de Arborização e Poda de árvores - Delegacia Agrícola de Batatais. Curso sobre Arborização Urbana - Universidade Livre do Meio Ambiente, Curitiba/PR. Ministra aulas práticas do Curso de Poda de Árvores Urbanas pela Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto desde 1992. Servidor Público Municipal da Prefeitura de Ribeirão Preto.


10/08 – 8h00 às 9h10

TEMA: Experiência de arborização urbana de Cruzeiro

Apresentação - Arquiteta Olivia Mendes Leal Costa: graduação em Arquitetura e Urbanismo pela USP-São Paulo. Pós-graduação em Gestão de Prática de Obras de Conservação de Restauro do Patrimônio pelo Centro de Estudos Avançados da Conservação Integrada. Foi secretária de Meio Ambiente de Cruzeiro/SP. Atualmente trabalha como diretora de Desenvolvimento Sustentável na prefeitura de Cruzeiro e também presta serviços relativos à arquitetura, urbanismo, patrimônio e meio ambiente em escritório próprio. 


9h20 às 10h30

TEMA: Estratégias, operações e práticas no plantio e manejo da Floresta Urbana

Apresentação - Silvia Meira: engenheira agrônoma, graduação na Escola Superior de Agricultura de Lavras – ESAL/UFLA, mestre em Administração e Sustentabilidade Ambiental- Universidade Nove de Julho pela UNINOVE/São Paulo, pós-graduação em Gerenciamento de Projetos pela Fundação Getúlio Vargas/Ribeirão Preto, em Paisagismo e Jardinagem ESAL/UFLA e Sistemas Pressurizados de Irrigação ESAL/UFLA. Atua em licenciamento ambiental, outorga de água, intervenção em APP, reservas legais entre outros. Professora universitária. Trabalhou na Prefeitura de Sertãozinho como diretora do Departamento de Preservação, Conservação e Proteção Animal. Responsável pela arborização urbana do Município. Atualmente trabalha na Bothanica Comércio e Serviços.


10h50 às 12h00

TEMA: A arquitetura e os projetos das calçadas

Apresentação - Cristina Heck: Diretora de Arquitetura AEAARP


17/08 – 8h00 às 9h10

TEMA - Gestão de resíduos, compostagem etc.

Apresentação: Carmenlucia Santos Giordano Penteado: graduada em Engenharia Química pela Universidade Federal do Paraná, mestrado em Engenharia Química pela Universidade Federal de São Carlos e doutorado em Ciências da Engenharia Ambiental pela Universidade de São Paulo. Realizou doutorado sanduíche na Universidade de Nebraska/Estados Unidos, na área de Prevenção à Poluição Industrial. Atualmente é professora livre docente (MS 5.1) da Faculdade da Tecnologia da UNICAMP, nos cursos de Graduação em Tecnologia em Saneamento Ambiental e Engenharia Ambiental e no Programa de Mestrado e Doutorado em Tecnologia da UNICAMP. Participou da criação do Curso de Engenharia Ambiental da UNICAMP e foi coordenadora deste curso e do Curso de Tecnologia em Saneamento Ambiental de janeiro de 2011 a dezembro de 2013, e de janeiro de 2015 a dezembro de 2018. Sua área de ensino e pesquisa está relacionada com gerenciamento de resíduos sólidos, resíduos sólidos industriais, urbanos, eletroeletrônicos e de construção civil, produção mais limpa e avaliação do ciclo de vida.


9h20 às 10h30

TEMA: As árvores urbanas e seus serviços ecossistêmicos

Apresentação - Felippe Benavente Canteras: graduado em Tecnologia em Saneamento Ambiental pelo Centro Superior de Educação Tecnológica Unicamp. Mestrado e doutorado em Engenharia Civil pela Universidade Estadual de Campinas, ambos na área de Saneamento Ambiental. Atualmente, é docente em regime de dedicação integral à docência e à pesquisa nível MS 3.2 Prof. Dr. II, e vem atuando principalmente nas áreas de monitoramento ambiental, além de infraestruturas e construções sustentáveis e verdes. Tem experiência na área de engenharia sanitária com interesse nos temas de qualidade do ar e material particulado; determinação de elementos potencialmente tóxicos ou metais pesados, em matrizes ambientais; aplicações ambientais da técnica de fluorescência de Raios X com utilização de radiação síncrotron, bem como na área de construções sustentáveis e proposição de infraestruturas verdes para ambientes urbanos sustentáveis.


10h50 às 12h00

TEMA: Tecnologia, inovação e o universo das máquinas e ferramentas que servem à arborização urbana

Apresentação - Leonardo Barbieri: engenheiro agrônomo pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz-ESALQ USP/Piracicaba.


24/08 – 8h00 às 9h20

TEMA: Nuances do Plano Municipal de Jundiaí

Participação - Rudislei Santos: engenheiro agrônomo pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, engenheiro de segurança do trabalho pela Faculdade Pitágoras/Jundiaí, pós-graduado em Arborização Urbana pela Universidade Federal de São Paulo-UNIFESP. Atua no segmento de implantação e manutenção de áreas verdes com experiência em condomínios, espaços corporativos, rodovias e aeroportos. Ocupa o cargo de diretor do Departamento de Parques, Jardins e Praças do Município de Jundiaí, onde é responsável pela implantação do Plano Municipal de Arborização Urbana. Organiza o II Fórum Paulista de Arborização Urbana nos dias 6 a 8 de junho de 2024.


9h30 às 12h00

TEMA: Instituto Nova Era­­­ e ONG Ecos do Vitória

Participação – Orlando Cardoso de Oliveira: jornalista

Mariana Gianiaki: gestora ambiental


31/08 – 8h00 às 9h45

TEMA: Arborização urbana do ponto de vista da paisagem

Apresentação - José Manoel Gobbi de Oliveira: engenheiro agrônomo pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz-ESALQ/Piracicaba. Pós-graduado em Nutrição Mineral de Plantas também na ESALQ. Atividades docentes no SENAR, Universidade de Taubaté, Faculdade de Belas Artes, FAAP e IBRAP-Instituto Brasileiro de Paisagismo. Palestrante. Experiência em jardinagem, paisagismo, design de interiores, recuperação de áreas degradadas, legislação ambiental, recuperação, regeneração, consolidação e conservação de áreas verdes; arborização urbana e muitos outros. Atualmente é diretor da Gobbi Tecnologia Ambiental Ltda., técnico responsável, em âmbito nacional, pela elaboração de projetos, execuções e conservação de áreas verdes em condomínios, escolas, haras, bancos, cemitérios, hospitais, hotéis, aeroportos entre outros.


10h00 às 12h00

TEMA: Memorial descritivo: acertos e erros na execução do plano de arborização urbana

Apresentação - Gustavo Giordano Penteado: tecnólogo em Saneamento Ambiental- UNICAMP, médico veterinário pelo Centro Universitário de Jaguariúna-UniFAJ, Engenharia de produção pela UNIVESP, MBA em Sustentabilidade pela FGV e pós-graduação em Recursos Hídricos pela UNESP. Expertise em programas de conscientização reduzindo consumo de energia elétrica, implantação de ISO 14 000, treinamento de meio ambiente, madeira legal, combate ao extrativismo ilegal e irracional de árvores nativas, plantio de árvores, já trabalhou no programa município VerdeAzul. Atualmente é fiscal ambiental na Prefeitura de Limeira e professor no curso de Auxiliar de Médico Veterinário.

Atividade: participantes projetarão a partir de imagem fornecida.


23-24-25/09 - Works shops

Palestra suplente para cobrir qualquer falha ocasional

Tema: Floresta Urbana

Apresentação - Eng. Agrônomo José Walter Figueiredo Silva

Conteúdo: Conceito, planejamento, indicadores, processo de desenvolvimento das florestas urbanas.

Inscreva-se no Evento
map-markercross