Engenheiro faz perua Mercedes com suspensão de… caminhão!

26/jul/2017
Tempo de leitura: 2 min..

“Para encarar aventuras no final de semana sem abrir mão do conforto de um carro de passeio”, já diria a equipe de marketing (Divulgação/Mercedes-Benz)

O que fazer quando você não abre mão do prazer de dirigir de uma perua, mas seu companheiro (ou companheira) faz questão de ter um SUV?

A solução de um engenheiro da Mercedes foi bem simples: colocar o sistema de transmissão 4×4 – incluindo os exclusivos eixos portal – do indestrutível caminhão Unimog em uma Classe E Estate.


Nenhum SUV vai ter coragem de fechar esse carro… (Divulgação/Mercedes-Benz)

O resultado é uma perua que certamente humilharia a maioria dos utilitários esportivos em trilhas mais pesadas. Graças ao sistema portal, onde o cubo da roda fica mais baixo que a ponta do eixo, a Mercedes Classe E 4×4² tem altura livre do solo de estratosféricos 42 cm. Para se ter uma ideia, isso é mais do que o dobro do encontrado no Troller T4!


Já que eles ousaram tanto, por quê não ir além e fazer um AMG? (Divulgação/Mercedes-Benz)

A adaptação foi relativamente simples e envolveu mudanças nos dois subchassis, para receber os novos diferenciais e suspensão, e o alargamento dos para-lamas. O tempo de execução foi de rápidos seis meses, pois o departamento de engenharia usou a impressão 3D para a produção de algumas peças. O modelo manteve o motor da versão E400, com um V6 biturbo a gasolina de 333 cv e câmbio automático de nove marchas.


Deve ser um pouco difícil carregar as compras no porta-malas… (Divulgação/Mercedes-Benz)

A Mercedes deixou claro que o protótipo é um projeto sem nenhuma intenção de chegar às ruas. Mas, dada a repercussão positiva da crítica e dos fãs após revelar a perua, executivos indicaram que poderiam produzir o modelo em uma série especial de volume reduzido. Faz sentido: para quem já fez um jipe AMG 6×6, uma perua SUV não é nada de outro mundo…

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