
A AEAARP – Associação de Engenharia, Arquitetura e Agronomia de Ribeirão Preto recebeu, no dia 9 de junho, representantes da Embaixada da Ucrânia no Brasil para uma reunião institucional que sinalizou o início de possíveis parcerias técnicas e sociais entre as instituições.
Participaram do encontro George Erman, primeiro-secretário para Assuntos Consulares da Embaixada da Ucrânia no Brasil, e Jorge Rybka, cônsul honorário da Ucrânia em São Paulo. Eles foram recepcionados pelo presidente da AEAARP, Fernando Junqueira, além de diretores da entidade.
O convite partiu da AEAARP, motivado pela formação do cônsul honorário como engenheiro civil pela Escola de Engenharia da USP, campus São Carlos. “Nossa reunião teve inicialmente um caráter social, mas logo percebemos convergências importantes com a comunidade ucraniana. Identificamos pontos de interesse comum entre os dois países e áreas nas quais a AEAARP pode colaborar com sua expertise”, afirmou Junqueira.
Durante a reunião, o presidente apresentou o trabalho da Associação, destacando não apenas a realização de eventos técnicos e científicos ao longo do ano, mas também o engajamento em causas sociais. “Ribeirão Preto tem mais de 100 comunidades sem infraestrutura mínima, onde vivem famílias em situação de vulnerabilidade. A sociedade civil precisa assumir sua parte nessa responsabilidade. Não estivemos presentes quando deveríamos e agora não podemos mais nos omitir”, declarou.
Junqueira também ressaltou projetos da AEAARP voltados à transformação urbana e ambiental da cidade, como o Ribeirão Floresta, que busca sensibilizar a população para o reflorestamento urbano, já em andamento com ações práticas no Jardim São Luiz.
O engenheiro mecânico Giulio Prado destacou o protagonismo da AEAARP nas comissões técnicas e nas discussões sobre o desenvolvimento da Região Metropolitana de Ribeirão Preto, além da atuação institucional em esferas estadual e federal. Prado também apresentou as potencialidades da cidade, com destaque para sua excelência em medicina.O arquiteto e professor Carlos Palladini se dispôs a articular a criação de uma rede de colaboração, por meio da AEAARP, entre arquitetos e urbanistas da AEAARP, estudantes e professores de Arquitetura e Urbanismo com profissionais ucranianos para desenvolvimento de propostas e projetos para a reconstrução das cidades ucranianas atingidas pela guerra.
O engenheiro civil Wilson Laguna falou sobre a atuação dos profissionais da AEAARP nos debates e na construção do Plano Diretor de Ribeirão Preto. Já o agrônomo José Walter Figueiredo, vice-presidente da entidade e coordenador do projeto Ribeirão Floresta, destacou a presença histórica de professores ucranianos na ESALQ como um elo importante entre os países.
AEAARP recebe representantes da Embaixada da Ucrânia e abre diálogo para parcerias técnicasDurante o encontro, o primeiro-secretário George Erman demonstrou interesse em estreitar laços com o setor agrícola brasileiro, especialmente por meio da Agrishow. “Queremos trazer empresas ucranianas para participar da feira”, afirmou.Ao final, os representantes ucranianos se mostraram receptivos a futuras colaborações. “Este é apenas o primeiro contato. Pelo que ouvimos aqui hoje, acredito que bons frutos virão dessa aproximação”, concluiu o cônsul Jorge Rybka.
