AEAARP realiza Fórum sobre recuperação da capela Santo Antoninho

17/out/2022

No dia 18 de outubro (terça-feira), especialistas em patrimônio vão participar do Fórum Patrimônio Arquitetônico Ribeirão Preto: Igreja Santo Antoninho, realizado pela Associação de Engenharia, Arquitetura e Agronomia de Ribeirão Preto (AEAARP).

O intuito do encontro é expor o panorama da conservação de imóveis históricos da cidade e apresentar o projeto de recuperação da Igreja Santo Atoninho, conhecida também como Santo Antônio, Pão dos Pobres. A edificação seria o templo mais antigo da cidade.

A capela foi erguida em 1903 e compunha a residência de uma família da cidade. O conjunto arquitetônico foi tombado na primeira década dos anos 2000 e desde então atravessa acelerado processo de deterioração. Da residência resta a fachada e a capela, que abriga cultos semanalmente até hoje, está em risco de desabamento.

O engenheiro civil José Roberto Romero, fez um minucioso levantamento das patologias e listou as ações necessárias para a recuperação da capela. As conclusões desse laudo serão apresentadas no Fórum realizado pela AEAARP.

A inscrição para o evento é gratuita e pode ser feita no site www.aeaarp.org.br/eventos.

Expositores

No Fórum, o engenheiro José Roberto apresentará o trabalho sobre as patologias e riscos constatados na edificação. A arquiteta e urbanista Ana Cirigliano, docente do curso de Arquitetura e Urbanismo do Centro Universitário Barão de Mauá e Co-coordenadora do projeto Arquitetura Italiana no Estado de São Paulo, vai apresentar um panorama da conservação das construções consideradas históricas na cidade e os arquitetos e urbanistas Anderson Aber e Thalita Gallo Soares apresentarão o projeto de restauro da capela Santo Antoninho.

Serviço

Fórum Patrimônio Arquitetônico Ribeirão Preto: Igreja Santo Antoninho

Data: 18 de outubro

Horário: 19h

Local: AEAARP – Rua Clemente Ferreira, 330

Compartilhe nas redes sociais!!

Tags:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

map-markercross