NOTICIAS: CIVILIDADE NAS RUAS

Supercondutor bate recorde mundial de corrente elétrica

08/set/2014

Engenheiros do Instituto Nacional de Ciência da Fusão (NIFS), no Japão, obtiveram uma corrente elétrica de 100 mil ampères, o que é, de longe, a mais alta já registrada até hoje. Eles idealizaram uma nova técnica para montar fitas de materiais supercondutores de alta temperatura, feitas à base de ítrio.

A equipe está trabalhando no desenvolvimento de uma bobina supercondutora para ser usada em reatores de fusão nuclear. O recorde foi batido com um cabo magnético perfeitamente condutor que impressiona pela pequena dimensão.

O cabo supercondutor foi construído com 54 fitas à base de ítrio, cada fita medindo 10 milímetros (mm) de largura e 0,2 mm de espessura. O protótipo, mantido sob uma temperatura de 20 Kelvin (-253º C) conduziu uma corrente elétrica superior a 100 mil ampères.

A densidade total de corrente superou os 40 A/mm2, um valor que habilita o cabo supercondutor para utilização nos ímãs dos futuros reatores de fusão. Antes disso, porém, dizem os pesquisadores, o feito deverá ajudar a melhorar instrumentos médicos, que já usam ímãs supercondutores, e componentes para usinas geradoras de energia elétrica.

Fonte: Instituto de Engenharia

Compartilhe nas redes sociais!!

Tags:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

map-markercross
Fatal error: Uncaught wfWAFStorageFileException: Unable to save temporary file for atomic writing. in /home/aeaarp1/public_html/wp-content/plugins/wordfence/vendor/wordfence/wf-waf/src/lib/storage/file.php:35 Stack trace: #0 /home/aeaarp1/public_html/wp-content/plugins/wordfence/vendor/wordfence/wf-waf/src/lib/storage/file.php(659): wfWAFStorageFile::atomicFilePutContents('/home/aeaarp1/p...', '<?php exit('Acc...') #1 [internal function]: wfWAFStorageFile->saveConfig('synced') #2 {main} thrown in /home/aeaarp1/public_html/wp-content/plugins/wordfence/vendor/wordfence/wf-waf/src/lib/storage/file.php on line 35