Fonte: Revista Agropecuária
20 de março é o dia internacional da agricultura. A atividade vem sendo praticada a milhares de anos e tem papel importante no desenvolvimento da sociedade humana. Além disso, a agricultura é geradora de saldo positivo para balança comercial de diversos países. No caso do Brasil não é diferente, a agricultura é responsável por boa parte do (PIB) Produto Interno Bruto.
Em 2017, o principal produto exportado foi a soja, o grão representa 15% da pauta de exportação e tem a China como principal comprador. Outros produtos de grande importância são o café em grão e a açúcar. De forma geral, sabe-se que de cada dez itens exportados pelo Brasil, 7 são produtos agrícolas. E os dados recentes divulgados pelo Ministério da Indústria, Comércio exterior e serviços (MDIC) mostram que as expectativas são de uma crescente participação.
No dia em que é celebrada uma atividade tão importante, não poderíamos deixar de falar sobre a agricultura. Boa leitura!
Garantia da segurança alimentar
Atualmente a população mundial é de cerca de 7,2 bilhões de pessoas. Estima-se que até 2050 este número chegue a 9 bilhões. Você já parou para pensar no volume de alimentos necessários para manter a segurança alimentar da população? Significa garantir o acesso da população a alimentos básicos e seguros e em quantidade que seja capaz de atender as necessidades fundamentais de uma alimentação digna e saudável.
Diferentes mercados incorporados pela agricultura
Muitas pessoas ao ouvirem falar sobre o termo agricultura associam a técnica apenas ao fornecimento de alimentos. Porém, a atividade vai muito além e esta data é um dia importante para discutir o assunto. Além de ser constituída como o conjunto de técnicas de cultivo e plantio, a agricultura é importante geradora de:
- Medicamentos;
- Produtos estéticos;
- Alimento e bebidas;
- Energia/biocombustíveis;
- Equipamentos para construção;
- Matérias primas para confecção de vestuário.
Personagens importantes
O bom desempenho das atividades agrícolas tem como responsáveis diferentes atores. São chamados de agricultores, fazendeiros, lavradores ou mesmo proprietários de terra. Assim como a agricultura, os agricultores também têm uma data especial para serem lembrados. No dia 28 de julho 1960 o Ministério da agricultura , antiga Secretária de Estados de Negócios da Agricultura completava 100 anos. Assim, o então presidente Juscelino Kubitschek determinou que nesta data passaria a ser comemorado o dia do agricultor.
Grande parte dos alimentos presentes na mesa da população passou pelas mãos de um agricultor. Pense bem, as frutas que consumimos no café da manhã, o leite, as carnes que ingerimos nas refeições e até mesmo o combustível utilizado nos veículos. São pessoas que dedicam seus esforços em atividades com pecuária de corte, pecuária de leite, plantio e irrigação de diversas culturas, manejo de pastagens, entre outras.
Atividades cada vez mais tecnificadas
A atividade agrícola está cada vez mais moderna, o que foi possível graças a expansão das linhas de crédito rural. Com isso, viabilizou-se a realização de maiores investimentos em diferentes insumos como máquinas e equipamentos. Outro ponto que favoreceu a modernização foi a criação de importantes centros de pesquisa tanto em âmbito estadual quanto federal. Assim, é possível elencar os quatro pontos chave para a modernização agrícola. São eles:
- Comércio internacional mais aberto;
- Prioridade para o setor de insumos modernos;
- Mais investimentos em extensão rural e pesquisa;
- Maior número de programas de crédito subsidiado.